PUB
Recheio 2024 Institucional

Mosteiro de Santa Clara convertido em hotel de 5 estrelas

Mosteiro de Santa Clara convertido em hotel de 5 estrelas

O Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde será reconvertido num hotel de luxo pela cadeia The Lince Hotels & Resorts. Deverá ficar concluído em abril de 2022 após um investimento de 12,5 milhões de euros.

Esta decisão tem como objetivo “uma integração com a envolvente e, simultaneamente, a preservação do valor patrimonial existente, oferecendo à região um alojamento turístico com valor histórico e arquitectónico”. Nesse sentido, as obras vão “preservar o estilo da época e a sua traça original”. 

Apesar de ainda estarem a decorrer trabalhos arqueológicos no interior do futuro The Lince Convento de Santa Clara & SPA, onde se têm identificado importantes elementos patrimoniais, que reportam as várias ocupações, desde um povoado da Idade do Bronze e da Idade do Ferro até à actualidade, a ficha do projeto revela que o hotel de 5 estrelas terá 85 quartos e suítes com vista sobre o rio Ave e o mar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além do alojamento, a nova unidade hoteleira deverá integrar um programa de actividades diversificado, nomeadamente espaços sociais e de lazer (biblioteca, livraria, sala de eventos, restauração, spa, piscinas exterior e interior) e espaços culturais, como um centro interpretativo dedicado ao património histórico do edifício, uma adega e prova de vinhos.

Recorde-se que o Mosteiro de Santa Clara foi fundado por D. Afonso Sanches em 1318. Sofreu, em 1777, uma reedificação pelas mãos do mestre pedreiro Henrique Ventura Lobo, que trabalhou na Cadeia do Tribunal da Relação do Porto.
Mais tarde, em 1834, passou para as mãos do Estado, que o transformou num Centro Educativo de Menores em Risco do Instituto de Reinserção Social.
Após ficar abandonado em 2007, o Tribunal de Vila do Conde albergou temporariamente o Mosteiro em 2008.

Imagem: CM Vila do Conde

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce