PUB
Recheio 2024 Profissional

Morreu Oscar Niemeyer, o arquiteto da linha sensual

Morreu Oscar Niemeyer, o arquiteto da linha sensual

Niemeyer foi internado devido a uma desidratação e acabou por sofrer também de problemas renais e de uma hemorragia digestiva. Uma infeção respiratória que viria a ser fatal foi-lhe diagnosticada na passada terça-feira e o arquiteto passou a receber respiração assistida.
A grande figura da arquitetura brasileira, que completaria 105 anos no próximo dia 15, já havia sido internada duas vezes este ano, sendo que em abril de 2011 retirou um tumor no intestino. O arquiteto reputado a nível mundial foi responsável por diversas obras emblemáticas, entre elas o projeto da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, que divide com o francês Le Corbusier, a construção de Brasília, o Edifício Copan, em São Paulo, e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro.
Niemeyer nasceu no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e formou-se em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes, em 1934, tendo sido o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker, em 1988. A originalidade e a imaginação do brasileiro valeram-lhe a classificação de líder da arquitetura moderna. “Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual”, defendia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem