A MatosinhosHabit desafiou os moradores do Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, a construírem o “Cantinho das Aromáticas” – um jardim comunitário, no qual serão plantadas, numa primeira fase, ervas aromáticas e outras espécies de plantas que, mais tarde, poderão ser utilizadas pelos moradores na confeção das suas refeições, anunciou, na terça-feira, a Câmara Municipal de Matosinhos.
O objetivo é “envolver a comunidade local em torno de um projeto”, à semelhança do que acontece, em 2018, com o “Lugar de Partilha”, um equipamento de apoio à comunidade que nasceu no âmbito de um laboratório de autoconstrução promovido pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, em colaboração com a MatosinhosHabit, a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.
Por sua vez, “Cantinho das Aromáticas” insere-se num projeto mais amplo, de reconversão de todo o espaço num “Rock Garden” exterior, que poderá ser partilhado por todos os moradores. A iniciativa arrancou na terça-feira e envolve, além da MatosinhosHabit, a Câmara Municipal de Matosinhos, a União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, a ADEIMA e a LIPOR.