PUB
CIN - Branco Perfeito

Monumentos no Porto e Gaia: 10 locais que tem mesmo de conhecer

Monumentos no Porto e Gaia: 10 locais que tem mesmo de conhecer

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está a chegar e a VIVA! não quis deixar passar a data sem lhe dar algumas sugestões. As cidades do Porto e Gaia estão recheadas de monumentos emblemáticos para visitar e nós selecionamos alguns que pode e deve adicionar ao seu roteiro.

Se vem pela primeira vez conhecer estes municípios confira, de seguida, todos os locais pelo quais deve passar. Desde igrejas, a capelas e palácios, opções não faltam.

Sé do Porto
A Sé do Porto é dos mais bonitos e imponentes monumentos da cidade. Quem percorre as ruas do Porto passa obrigatoriamente neste ponto turístico. Este local conserva ainda vestígios do primitivo edifício românico construído entre a 1ª metade do século XII e início do séc. XIII. Entre as suas características sobressai o aspeto de igreja-fortaleza com fachada flanqueada por duas torres e a bela rosácea sobre a fachada principal. Apresenta diferentes estilos devido às modificações nos períodos maneirista e barroco.

Palácio da Bolsa
Situado no centro histórico do Porto, o Palácio da Bolsa foi classificado como Património Mundial pela UNESCO. Este espaço começou a ser construído a 6 de outubro de 1842 e tornou-se por excelência a sala de visitas da cidade. Por aqui já passaram as mais ilustres personalidades, entre as quais, monarcas, Presidentes da República e ministros de quase todos os países. O Palácio da Bolsa é dono de uma beleza única e um dos monumentos mais visitados do Norte do país.  

Foto: Facebook Palácio da Bolsa

Torre dos Clérigos
Inconfundível ex-libris da cidade e muito bonita nos seus 75m de altura, a Torre dos Clérigos possui uma escada interior, com 225 degraus, que permite o acesso ao topo. Daí é possível admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto. É uma genuína obra barroca de meados do séc. XVIII, concebida por Nicolau Nasoni, arquiteto de origem italiana que deixou a sua marca em muitos monumentos do concelho e da região norte de Portugal.

Igreja do Carmo
Conhecida pelos seus azulejos azuis, a Igreja do Carmo foi construída na segunda metade do século XVIII. É um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitetura como na talha que lhe molda o interior. A sua fachada lateral foi coberta em 1912, onde estão pintados desenhos da autoria de Silvestre Silvestri, ao culto de Nossa Senhora. Atualmente é permitido visitar a Casa Escondida, a Igreja, as Catacumbas (de pequenas dimensões), o Salão Nobre, a Sala dos Paramentos e Sacristia, tendo-se assim acesso rico património móvel e imóvel da Ordem, que inclui pinturas, esculturas, vestes litúrgicas e relíquias.

Estação de São Bento
Ir a Roma e não ver o Papa é como ir ao Porto sem conhecer a Estação de São Bento. Além de ser o destino de muitos turistas que visitam a cidade este é também um dos locais mais procurados, tanto pela sua história e características como pelas belas fotografias que é possível tirar.
O interior da Estação merece ser conhecido e apreciado pelos vinte mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço, que representam sugestivos quadros históricos e etnográficos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mosteiro Serra do Pilar
Este é provavelmente um dos maiores símbolos do município de Gaia. Conhecido pelas suas vistas para a ponte Luiz I, rio Douro e Porto é, sem dúvida, um dos locais a incluir no seu roteiro pela cidade. O mosteiro da Serra do Pilar, Património Mundial da Humanidade, foi fundado por padres agostinhos no séc. XVI, com início da construção em 1538. Ficou concluído em 1670, ou seja, 130 anos depois. No interior, são de salientar alguns retábulos de talha dourada, com colunas salomónicas, e as esculturas de madeira policromada, setecentistas, figurando Santa Eulália, Santa Apolónia e Santo Agostinho.

Foto: Câmara de Gaia

Capela do Senhor da Pedra
Esta Capela é visitada diariamente por dezenas de curiosos. Surpreendidos pela localização e estado de conservação ninguém fica indiferente à sua imponência no meio do rochedo. A sua origem poderá remontar ao século XVII através de um antigo culto pagão, tendo sido, mais tarde, convertida ao Cristianismo. No seu interior possui um altar-mor, dois retábulos laterais de talha dourada em estilo barroco/rococó, salientando-se a imagem do Senhor da Pedra – um Cristo Crucificado.

Foto: José Manuel Carvalho Melim (Facebook Câmara de Gaia)

Igreja Santa Clara
A Igreja de Santa Clara distingue-se pelo seu interior onde podemos vislumbrar toda a magnificência deste espaço, todo coberto por talha dourada da primeira metade do século XVIII. Este local é uma referência do estilo barroco nacional e um dos maiores exemplares da talha dourada em Portugal. Foi construída ao lado do mais visível lanço das Muralhas Fernandinas e ficou concluída em 1457, assim como o mosteiro do qual fazia parte. 

Mercado do Bolhão
No coração da cidade Invicta, o renovado Bolhão apresenta-se com a sua alma de sempre, mas também com novidades. Este é um dos monumentos mais icónicos do Porto e que muita saudade deixou no tempo em que esteve encerrado. Aqueles que visitarem o Mercado do Bolhão deixam-se levar pelas cores e aromas das diferentes bancas. Opções não faltam, desde o peixe fresco, aos legumes e frutas, mas também doces e artesanato.

Foto: Facebook Mercado do Bolhão

Paço Episcopal do Porto
Situado em local privilegiado, junto à Sé do Porto, o Paço do Bispo é, pela sua escala arquitetónica, conceção e riqueza ornamental, o primeiro verdadeiro palácio do Porto, e é um dos exemplares mais significativos da arquitetura tardo-barroca em Portugal. O percurso expositivo leva os visitantes pela conhecida escadaria a uma sucessão de salas de audiência, onde estão expostas peças representativas do seu diversificado espólio. Destacam-se ainda as magníficas vistas sobre a cidade.

Foto: Facebook Paço Episcopal do Porto

Foto de capa: Facebook Câmara de Gaia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem