Se passou perto do troço entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa, no Porto, certamente perguntou-se onde está o imponente Monumento do Empresário que ali estava desde 1992. A estrutura foi transladada para a rotunda da Avenida 25 de Abril, na freguesia de Campanhã, devido às obras do metroBus, do Metro do Porto.
Após 31 anos no mesmo local, a obra de autoria do escultor José Rodrigues teve de ser recolocada em Campanhã pois encontrava-se “na linha de traçado do futuro Metrobus e das novas faixas de rodagem”, segundo a notícia avançada pelo Porto Canal.
Conforme descrito pela Câmara Municipal do Porto, o monumento compõe-se de uma esfera em mármore Estremoz raiado, com 3,5 metros de diâmetro; um prisma irregular com 20 metros de altura e uma base irregular equilatera de 6 metros de lado; um prisma irregular com 10 metros de altura e uma base irregular equilatera de 5 metros de lado; uma pirâmide de 4 metros de altura e uma base triangular equilatera de 1 metro de lado. O conjunto é animado com efeitos de água e luz.
No local onde este se situava, “vão nascer mais espaços verdes”.
Fotografias cedidas pelo Metro do Porto