PUB
Recheio 2024 Profissional

Monumento do Empresário sai da Boavista para nova morada

Monumento do Empresário sai da Boavista para nova morada

Se passou perto do troço entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa, no Porto, certamente perguntou-se onde está o imponente Monumento do Empresário que ali estava desde 1992. A estrutura foi transladada para a rotunda da Avenida 25 de Abril, na freguesia de Campanhã, devido às obras do metroBus, do Metro do Porto.

Após 31 anos no mesmo local, a obra de autoria do escultor José Rodrigues teve de ser recolocada em Campanhã pois encontrava-se “na linha de traçado do futuro Metrobus e das novas faixas de rodagem”, segundo a notícia avançada pelo Porto Canal.

Conforme descrito pela Câmara Municipal do Porto, o monumento compõe-se de uma esfera em mármore Estremoz raiado, com 3,5 metros de diâmetro; um prisma irregular com 20 metros de altura e uma base irregular equilatera de 6 metros de lado; um prisma irregular com 10 metros de altura e uma base irregular equilatera de 5 metros de lado; uma pirâmide de 4 metros de altura e uma base triangular equilatera de 1 metro de lado. O conjunto é animado com efeitos de água e luz.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No local onde este se situava, “vão nascer mais espaços verdes”.

Fotografias cedidas pelo Metro do Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile