Revista Sabe Bem 63

Moinho Cine Fest regressa em abril a Matosinhos

Moinho Cine Fest regressa em abril a Matosinhos

A 2.ª edição do festival internacional de cinema focado na nano-metragem e na micro-metragem decorrerá nos sábados 4, 11 e 18 de abril em Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Organizado pela ANARTEM – Associação Cultural sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues, este festival de cinema considera que a duração da nano-metragem é até 01:00 (mm:ss) e da micro-metragem é até 05:00 (mm:ss).

O Moinho Cine Fest pretende ser um ponto de encontro de “todo cinema mundial”.

A seleção oficial para as secções competitivas propõe 75 filmes filmados por todo o mundo e distribuídos de forma equitativa por Portugal, Europa, Ásia e Oceânia, África e América.

Entre as películas a apresentar está o micro documentário mobile “Outubro”, de Bruno Carnide, que nos recorda do grande incêndio que destruiu o 86% da área da Mata Nacional de Leiria em outubro de 2017; a micro-metragem experimental “A Outra Viagem a Lisboa” de Ines von Bonhorst e Yuri Pirondi; e ainda “Espelho meu, Espelho Meu”, de André de Almeida, história protagonizada por Isabel Francisco e narrada pelo ator Filipe Duarte.

“Na competição internacional, destacam-se o super-herói animado ‘Souleyman’ vindo do Benim num filme realizado por Aloïs Agboglo, o filme experimental ‘Cinco POR CINCO’ realizado pelo egípcio Mohamed Ismail, as ‘Cores’ no filme diário mobile do prestigiado artista contemporâneo Chihiro Ito, as mensagens escritas no corpo de Gabi Costa contra o estupro na nano-metragem ‘Culpado’ realizado pela brasileira Alexia Maltner, o Desafio do Manequim na micro comédia ‘Saúde é Dinheiro’ do indiano Sree Puliyath, a atravessia do Mediterrâneo por migrantes através de um telemóvel no nano drama ‘Farol Silencioso’ dos iranianos Farshad Ghafari e Payam Lagheri e as questões ambientais do Aquecimento Global em ‘Um Conto do Mundo’ dos italianos Enrico Lerda e Eugenio Tarantola e do plástico nos oceanos para nos recordar que ‘Só Há um Mundo’, um filme realizado pelo turco Alican Abacı”, elenca a Câmara Municipal de Matosinhos.

O júri desta 2ª edição do Moinho Cine Fest é composto por Anabela Oliveira (professora universitária, investigadora científica, diretora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia), Joaquim Pavão (guitarrista, compositor e realizador de vários documentários) e pelo ator Tiago Castro (o “Crómio” em duas temporadas da série “Morangos com Açúcar”).

O festival tem ainda uma secção não competitiva que inclui filmes brasileiros do Curta Canedo – o festival internacional de cinema convidado desta edição -, videoclipes e filmes de moda.

Ao todo, serão exibidos 100 filmes de 47 países após terem sido feitas 2142 inscrições a partir de 103 países. O Moinho Cine Fest conta com a Câmara Municipal de Matosinhos e a União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões como parceiros institucionais.

Locais de exibição:
4 de abril – Junta de Freguesia de Guifões
11 de abril – Centro Cultural de Leça do Balio
18 de abril – Junta de Freguesia de Custóias
Entrada gratuita.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-quatro-estacoes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-ta5&utm_campaign=quatroestacoes

Viva! no Instagram. Siga-nos.