PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Ministério das Finanças prepara subconcessão para a Metro do Porto

Ministério das Finanças prepara subconcessão para a Metro do Porto

O Ministério das Finanças, através da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), formou uma nova equipa de projeto para explorar uma subconcessão futura para o Metro do Porto. Este anúncio foi formalizado num despacho publicado hoje no Diário da República.

A criação desta equipa marca o início dos estudos e da preparação de uma nova parceria para operar e manter o sistema de metro ligeiro na Área Metropolitana do Porto, dentro do modelo de parceria público-privada (PPP). A atual subconcessão, detida pela ViaPorto (parte do grupo Barraqueiro), iniciou-se em 2018 e termina em março do próximo ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o Porto Canal, Rita Santinho Martins presidirá a equipa, escolhida pela Coordenadora da UTAP. Os membros incluem Hong Cheng Leong, Luís Brandão e Francisco Ramos, nomeados pela UTAP, e João Nuno Aleluia, Paula Dias Branco e Mariana Pessoa e Costa, indicados pela Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias. Como suplentes, encontram-se Cristiane Alves dos Reis, José Luís Barbosa, Inês Teixeira da Silva e Pedro Reis.

O Metro do Porto, atualmente, opera seis linhas e 85 estações, abrangendo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Além disso, duas novas linhas estão em fase de construção: a Linha Rosa (G), que ligará São Bento à Casa da Música, e a Linha Rubi (H), que vai conectar Santo Ovídio, em Gaia, à Casa da Música.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer