PUB
Philips S9000

Mil especialistas integram congresso da Sociedade Europeia de Nefrologia Pediátrica

Mil especialistas integram congresso da Sociedade Europeia de Nefrologia Pediátrica

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O encontro, que arranca esta quinta-feira, na cidade do Porto, receberá nefrologistas de todo o mundo, com vista à análise dos temas mais importantes da especialidade médica, que começa, agora, a ganhar maior destaque em Portugal.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai receber, a partir desta quinta-feira, cerca de mil nefrologistas de todo o mundo para a 47.ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Nefrologia Pediátrica (ESPN). Durante o encontro, que decorrerá ao longo de três dias, contando com 200 oradores, serão apresentadas importantes investigações ligadas à referida especialidade médica, que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial do rim.
O congresso, cuja cerimónica de abertura está agendada para as 18h00, resulta de uma candidatura apresentada, em 2011, pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica. Em declarações à Viva, o presidente da entidade, Caldas Afonso, explicou que, na altura, a proposta para a realização da reunião no Porto concorreu com as avançadas por Moscovo e Bruxelas, sendo que a cidade portuguesa acabou por ser a escolhida. E apesar do período economicamente conturbado que Portugal tem vivido, é com satisfação que o também presidente da comissão organizadora da iniciativa reconhece ter sido possível preparar um evento de “dimensão inédita”.
A diversidade mundial dos congressistas é, segundo o responsável, uma das mais-valias desta edição, que recebeu 770 propostas de comunicação, posteriormente sujeitas a um rigoroso processo de escolha. Além disso, pela primeira vez, parte do programa científico do encontro – que considera estar num nível “de excelência” – vai ser partilhado com importantes entidades europeias, nomeadamente a EWOPA (European Working Group on Psychosocial Aspects of Children with Chronic Renal Failure), que se dedica à componente social e psicológica das crianças com insuficiência renal e suas famílias, e a European Renal Association – European Dialysis and Transplant Association (ERA-EDTA), a principal sociedade europeia de Nefrologia de Adultos. Do rol de novidades consta ainda a aposta numa “Junior Class”, com 52 vagas destinadas a jovens especialistas e um programa formativo da responsabilidade da International Pediatric Nephrology Association (IPNA) e da ESPN. Tal como esclareceu Caldas Afonso, para obterem os créditos da Masterclass, os participantes terão de participar não só no encontro do Porto, mas também nas duas edições seguintes, obtendo uma avaliação positiva.
Entre outras temáticas será abordada uma proposta de tratamento, “recente e inovadora”, para a cistinose, patologia que gera grande morbilidade e que rapidamente conduz a uma insuficiência renal crónica terminal, com necessidade de diálise e transplante. “Este novo tratamento parece atrasar a progressão da doença de forma significativa”, realçou Caldas Afonso, acrescentando que, até ao próximo sábado (dia 20), serão igualmente apresentados os mais recentes avanços no controlo da imunossupressão da criança transplantada, as novidades nas diferentes técnicas de substituição renal e os novos conhecimentos relativos à componente genética de várias doenças.
E numa lógica de incentivar o turismo científico, a organização da 47.ª Reunião da ESPN assumiu ainda o desafio de fazer com que os congressistas se deixem conquistar pela cidade do Porto, apostando num programa social, com passeios e visitas a museus, que contou com o apoio da autarquia local.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem