PUB
Sogrape - Mateus Rosé

“Mil Escolas” transforma alunos em “pequenos cientistas”

“Mil Escolas” transforma alunos em “pequenos cientistas”

Representada por João Roseira e Raquel Granja, a equipa do projeto de educação ambiental da AdDP envolveu 16 crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo da EB1 de Rossas numa atividade centrada no estudo das “Propriedades físico-químicas da água”. A ação foi projetada e coordenada pelas professoras Teresa Prado e Teresa Negrão da Escola Secundária de Arouca, pela professora coordenadora do projeto “Arouca Maravilhosa – cuida bem do rio Urtigosa”, Raquel Duarte, e ainda pelo professor Luís Valente.
Numa primeira fase, os alunos foram divididos em três grupos e convidados a assistir a uma pequena apresentação teórica, introdutória à temática em causa e aos três testes laboratoriais projetados que permitiram averiguar, posteriormente, a qualidade de três amostras de água diferentes. De seguida, após ter sido atribuída uma amostra a cada grupo, iniciou-se a observação à vista das referidas amostras (uma de água poluída, outra de água do mar e uma última de água do rio Urtigosa) e o registo dos resultados encontrados. Os “pequenos cientistas” tiveram, depois, a oportunidade de analisar parâmetros como o pH, a neutralidade ou a alcalinidade de cada amostra, a condutividade e a presença de nitratos.
No final da atividade foi entregue o Compostor, um dos prémios dirigidos aos projetos vencedores do Concurso Projeto “Mil Escolas”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem