PUB
Recheio 2024 Institucional

Mia Couto vence Prémio Camões

Mia Couto vence Prémio Camões

O anúncio foi feito esta segunda-feira, no Rio de Janeiro, onde o júri se reuniu, integrando os escritores José Eduardo Agualusa e João Paulo Borges Coelho, o jornalista José Carlos Vasconcelos, a catedrática Clara Crabbé Rocha, o crítico Alcir Pécora e o embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva. A reunião decorreu no Palácio Gustavo Capanema, sede do Centro Internacional do Livro, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil, o Prémio Camões pretende distinguir um autor de língua portuguesa que, “pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum”. De recordar que, em 2012, o galardão foi atribuído ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, sendo que, no ano anterior, foi entregue ao português Manuel António Pina.
Ferreira Gullar (2010), Arménio Vieira (2009), António Lobo Antunes (2007), Sophia de Mello Breyner Andresen (1999), Pepetela (1997), José Saramago (1995) e Jorge Amado (1994) foram outras individualidades distinguidas com o Prémio Camões que, na primeira edição, reconheceu a obra de Miguel Torga.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem