PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro vai estender-se até à Trofa

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Linha Verde do metro do Porto passará agora no concelho da Trofa. O projeto inclui duas estações que serão a partir da Maia, comunicou esta segunda-feira a Câmara da Trofa. Este aumento de linha vai custar cerca de 36.7 milhões de euros.

A extensão da Linha C, que atualmente faz a ligação entre Campanhã e o Instituto Superior da Maia (ISMAI), irá agora até à Trofa, através da criação da estação de Ribela, na Maia, e da reativação da do Muro, na Trofa.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara da Trofa, Sérgio Humberto, explicou que foi assinado na semana passada um “memorando de trabalho” juntando quatro entidades – municípios da Maia e da Trofa, bem como a Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a empresa Metro do Porto – tendo sido este homologada pela Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e pela Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças.
Sem querer estimar prazos nem datas para obras, o autarca da Trofa explicou que a base deste memorando é a de que os dois municípios se comprometem a “abdicar de uma verba de possíveis fundos europeus para que tudo reverta para este projeto”, referindo que a empreitada será objeto de candidatura no âmbito do Portugal 2020.
O projeto contempla ainda a requalificação da estação do Muro e os edifícios existentes serão alvo de uma recuperação e usados para zonas de espera, instalações sanitárias e áreas técnicas e de apoio à exploração.
“Não adianta procurar culpados mas o metro era um assunto que já não estava na gaveta, estava no caixão. Reativámos isto e interessa é olhar para o futuro. É algo demasiado importante para repor a justiça porque foi retirado um transporte público [comboio] com a promessa da vinda do metro”, afirmou Sérgio Humberto.
Congratulando-se com este projeto, o autarca apontou no entanto que o seu executivo “vai continuar a reivindicar pela vinda do metro até ao centro da cidade da Trofa”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem