PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto vai compensar impacto da Linha Amarela com a plantação de 755 sobreiros

Metro do Porto vai compensar impacto da Linha Amarela com a plantação de 755 sobreiros

O projeto de extensão da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, prevê o abate de 503 sobreiros. Como compensação, a Metro do Porto revelou que vai plantar 755 exemplares desta espécie protegida nas serras do Porto.

“A Metro do Porto tem um plano de compensação definido, que prevê a plantação de 755 sobreiros nas serras do Porto. O saldo entre os espécimes que serão abatidas e as novas que serão plantadas é claramente positivo”, refere a Metro do Porto, em resposta à Lusa, citada pelo Sapo.

Segundo explicou a empresa, o projeto inicial do prolongamento da Linha Amarela previa o abate de um maior número de sobreiros, tendo sido adotadas soluções de inserção que permitem alcançar um “impacto bem menor”, nomeadamente a redução da área total de implementação na zona do monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, que “foi reduzida em 80 por cento – de 1,6 para 0,3 hectares”.

“Por outro lado, ao longo do alinhamento do canal na zona do Hospital Santos Silva, será possível, já em fase de obra, tomar medidas especiais e encontrar as soluções construtivas que permitirão salvaguardar um maior número de espécimes”, assinalou à Lusa a Metro do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

 “As preocupações de natureza ambiental estão desde sempre entre as prioridades da Metro do Porto, especialmente no que toca à conceção e construção de novas linhas”, salienta a Metro do Porto, adiantando que será “oportuna e rapidamente” agendada a reunião pedida pelas associações ambientalistas.

Segundo indica, a empresa foi responsável pela plantação de mais de sete mil árvores, pela criação de 320 mil metros quadros de jardins e superfícies verdes e pela eliminação de 12 mil automóveis.

Os projetos para a expansão da rede “integram propostas muito abrangentes de mitigação dos impactos ambientais, que têm vindo a ser desenvolvidas e melhoradas e que serão implementadas em fase de obra”, avança ainda a Metro do Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem