PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto só sabe crescer e aumenta número de passageiros em 14%

Metro do Porto só sabe crescer e aumenta número de passageiros em 14%

A Metro do Porto não consegue parar de crescer. Nos primeiros 7 meses de 2023, a procura dos serviços da Metro aumentou em 14% face a 2019, pré-pandemia, o que representa mais 5,6 milhões de validações, face às 40 milhões de 2019.

Diz-se que contra factos, não há argumentos. Isso e que os números não mentem. Neste caso, não mentem, mesmo. Ao todo, são 45,6 milhões de validações nos primeiros sete meses do ano, sendo que os dados foram disponibilizados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Apesar do enfoque ser colocado no Porto, este aumento também se verifica no resto do país. Juntando a Metropolitano de Lisboa, a Metro do Porto e a Transtejo/Soflusa, entende-se que o aumento global em relação ao número de passageiros é de 27%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Apesar do acréscimo, a procura no Metropolitano de Lisboa ainda está 7% abaixo da verificada em 2019, quando a operação das empresas ainda não fora afetada pela pandemia. Nos primeiros sete meses, o Metro de Lisboa contou com 98,6 milhões de passageiros, mais do que em 2019, quando recebeu 92,1 milhões. Na Transtejo/Soflusa, a procura é 2% superior à registada no mesmo período de 2019.

Face à pandemia de covid-19 que assolou o mundo inteiro, e através da mobilização levada a cabo pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, foi feita uma injeção de capital na ordem dos 905 milhões de euros só para transportes públicos. 

A Metro do Porto, que se encontra próxima de concluir as obras que têm ocupado as principais artérias da cidade Invicta, tem conseguido reerguer números que foram claramente prejudicados, por causa da crise pandémica.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil