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Metro do Porto quer antecipar entrega de novos veículos

Metro do Porto quer antecipar entrega de novos veículos

A Metro do Porto quer “antecipar a contratação e entrega” de 18 novas composições para o final de 2021 para assim responder ao aumento da procura naquele meio de transporte.

“Temos a decorrer um concurso para a aquisição de 18 novas composições, principalmente destinadas a servirem as novas linhas que vão estar concluídas em 2022/23. O nosso objetivo passa por antecipar a contratação e a entrega desses novos veículos, de modo a que, até ao final de 2021, eles possam estar a circular na rede do Metro, aumentando assim a oferta”, adiantou à Lusa Tiago Braga, presidente da Metro do Porto.

Segundo o Notícias ao Minuto, o responsável disse ainda que a empresa está, “desde setembro, a operar com a máxima oferta disponível”, ou seja, “praticamente todos os veículos operacionais estão em circulação nos dias úteis”, “para responder ao aumento da procura” naquele meio de transporte, verificada desde o início do ano.

De acordo com Tiago Braga, a Metro do Porto tem, desde o início do ano e “até ao momento, mais seis milhões de clientes do que no ano anterior”.

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O aumento da procura, sendo “forte desde o início de 2019”, tornou-se “mais expressivo ainda desde abril, quando arrancou o PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária]”, o designado passe único que fez descer o valor dos passes mensais dos transportes públicos.

Com um valor base de 56,1 milhões de euros, o concurso para fornecimento e manutenção de 18 novos veículos foi lançado com a perspetiva de servir as novas linhas Rosa, no Porto, e o prolongamento da linha Amarela de Vila Nova de Gaia a Vila d’ Este. Estas novas linhas vão acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, representando um investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

A frota da Metro do Porto é atualmente constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

A Metro do Porto opera em sete concelhos com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por mais de 62 milhões de clientes por ano.

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