PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto: mais um passo importante foi dado nas obras da Linha Rosa

Metro do Porto: mais um passo importante foi dado nas obras da Linha Rosa

A abertura da Linha Rosa está cada vez mais perto e a Metro do Porto cumpriu mais um passo muito importante nesse sentido. Todas as vigas da laje de cobertura já foram colocadas na Praça da Galiza. Feitas as contas, são 15: cada uma pesa 200 toneladas.

De acordo com o Porto Canal, estes trabalhos ficaram concluídos na quarta-feira. Trata-se do prazo que o responsável pelas obras definiu e que foi devidamente cumprido.

Depois desta fase do projeto estar concluída, a próxima etapa, na estação da Galiza, passa pela “realização de um ensoleiramento geral, seguido do aterro da zona e da restituição da área envolvente”, como escreve a mesma fonte.

Tudo isto para que, daqui a cerca de dois meses, o trânsito já possa andar de forma devida em parte da estação. Desta forma, é expectável que se consigam mitigar algumas das dificuldades associadas ao trânsito intenso.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o Porto Canal, a alteração de trânsito na Rua Júlio Dinis vai-se expandir para a nova laje de cobertura. Deste modo, será possível construir acessos a nascente da estação.

No entender de Pedro Lé Costa, estes acessos só poderão ir para a frente se houver um “faseamento de desvio de trânsito”. O engenheiro considera que é possível acabar esta processo até ao final de 2024.

As obras da Metro do Porto estão cada vez mais próximas de conhecer o seu término. Recorde-se que, em maio, celebrou-se o fim da escavação do primeiro túnel da Linha Rosa, que vai desde a Praça da Liberdade ao Hospital de Santo António.

Posto isto, há ainda dois túneis para concluir e é de prever que não falte muito para estes ficarem prontos. Nas palavras de Pedro Lé Costa, “prevemos, se a geologia não nos atraiçoar, até ao final deste mês concluir a escavação”.

Já o túnel que vai fazer a ligação daquela estação à Casa da Música deverá estar pronto no final do ano, acrescentou o engenheiro.

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem