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Metro do Porto e STCP aprovam adjudicações de subconcessões à Transdev e Alsa

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Os conselhos de administração da STCP e da Metro do Porto aprovaram a proposta de adjudicação à Alsa e à Transdev, respetivamente, de subconcessão da operação por 10 anos.

Fonte das empresas de transporte público confirmou à agência Lusa que as reuniões dos conselhos de administração das duas empresas, que decorreram na tarde de segunda-feira, aprovaram também o relatório final do júri do concurso, que recebeu quatro propostas.
No caso da Metro do Porto, a votação deu-se com “a abstenção da maioria dos representantes do Conselho Metropolitano do Porto”.
A mesma fonte adiantou que o “processo de subconcessão prossegue no âmbito dos conselhos de administração e dentro do calendário previsto”.
As duas empresas congratularam-se ainda “com um procedimento sem qualquer tipo de incidente quer na fase de apresentação de propostas quer em audiência prévia, em que o mercado funcionou” e em que foram geradas “significativas poupanças para o erário público”.
No passado dia 4, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou que as empresas Transdev e Alsa apresentaram as melhores propostas à subconcessão da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), respetivamente.
Sérgio Monteiro realçou aos jornalistas que estas propostas são mais favoráveis, financeiramente, do que a proposta apresentada há meses pelo consórcio espanhol TMB/Moventis, que venceu o concurso público lançado inicialmente pelo Governo, em agosto do ano passado.
”Quem apresentou a melhor proposta foi, para o Metro do Porto, a Transdev, com uma proposta melhor do que aquela que rejeitámos no concurso anterior em 1,35 milhões de euros por ano. No caso da STCP, quem apresentou a melhor proposta foi a empresa Alsa, do Grupo Nacional Express, que apresenta uma proposta cerca de 500 mil euros/ano melhor do que a proposta dos espanhóis que não chegou a avançar”, disse o governante.
O ajuste direto lançado para a subconcessão da Metro do Porto e da STCP recebeu quatro candidatos: Alsa, Barraqueiro, Gondomarense e Transdev.
Sérgio Monteiro realçou ainda que o ajuste direto lançado pelo governo depois de o grupo espanhol vencedor do concurso público internacional não ter entregado a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP foi “mais concorrido, com mais propostas e com melhor resultado financeiro”, sendo “o valor global face à proposta anterior melhora em 18 milhões de euros”.

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