Sogrape

Metro do Porto celebra 20 anos de existência

Metro do Porto celebra 20 anos de existência

A Metro do Porto celebra esta quarta-feira 20 anos de existência, tendo iniciado as suas operações com da Linha Azul (A), que funcionava entre as estações do Senhor de Matosinhos e da Trindade.

A empresa recorda que “entre a abertura formal do primeiro estaleiro de obra, em Campanhã, no ano de 1999, à inauguração da Estação VC Fashion Outlet – Modivas (a última a ser criada), em 2017, a rede de Metro foi-se estendendo ao longo de 67 km’s (dos quais 7,7 km’s em túnel) e 82 estações”.

À Linha Azul juntaram-se as linhas Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D), Violeta (E) e Laranja (F). Foram também incluídos os municípios de Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O impacto direto da Metro na vida dos cidadãos reflete-se em mais de 952 milhões de validações. O ano de 2019 registou o recorde de 71,5 milhões e no ano corrente contabilizaram-se mais de 53 milhões. “Um número já próximo do averbado antes da pandemia, em igual período de tempo”, revela a empresa de transporte.

Através dos serviços da Metro do Porto houve menos 12 mil automóveis a circular diariamente e do ponto de vista ambiental, graças à utilização deste meio de transporte, houve 55 mil toneladas anuais de CO2 que deixaram de ser emitidas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem