PUB
CMPorto

Metro do Porto bate recordes em 2022

Metro do Porto bate recordes em 2022

O ano de 2022 foi sinónimo de sucesso para a Metro do Porto. A empresa não só viu aumentada a sua procura em mais de 56%, como atingiu o melhor EBITDA (resultados antes de taxas, impostos, juros, amortizações e depreciações) de sempre, num total de 30,7 milhões de euros. Na manhã de dia 3 de julho (segunda-feira), os acionistas da empresa aprovaram de forma unânime o Relatório e Contas de 2022.

No rescaldo deste resultado assinalável, é de salientar o contributo relativo ao aumento da produção (10,5%, para 8 milhões de quilómetros percorridos), assim como as 65,2 milhões marcas de validação de andante, que representa o segundo melhor registo de sempre.

Os resultados, que indicaram uma taxa de satisfação dos clientes a rondar os 85%, mostram também sinais económicos bastante positivos. As receitas diretas da exploração aumentaram 11,1%, para os 53,7 milhões de euros. Já os custos da operação, por sua vez, apenas subiram 7,9%, para os 42 milhões.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além disso, 2022 foi um ano também marcado pela agilização naquela que é a execução das novas linhas da Metro do Porto. Tal feito foi possível, apesar dos efeitos da inflação, que fizeram com que materiais essenciais aumentassem ao nível do preço.

O investimento no exercício foi de 121 milhões de Euros – o montante mais elevado desde 2010, considerando: a nova Linha Rosa (G), a extensão da Linha Amarela (D), os projetos da Linha Rubi (H) e nova ponte sobre o rio Douro, o projeto do metroBus Boavista – Império, a aquisição de 18 novos veículos para a frota de material circulante e a renovação de sistemas técnicos e de apoio à exploração.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz