PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto assegura operação em toda a rede até domingo

Apesar do encerramento de linhas continuar “em cima da mesa”, a Metro do Porto assegurou esta quinta-feira a operação em toda a rede “até domingo”.

“Neste momento estamos a funcionar em todas as linhas, com as limitações que são conhecidas decorrentes da greve [dos trabalhadores da EMEF], portanto com menos capacidade e com atraso relativamente aos horários habituais, e estamos a fazer uma gestão mais do que dia a dia, uma gestão hora a hora, da disponibilidade de frota para operar”, disse fonte oficial da Metro do Porto à Agência Lusa.

“A não ser que surja alguma situação anormal”, a empresa prevê manter a “operação em toda a rede garantidamente até domingo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O cenário de fecho de linhas continua sempre em cima da mesa, é sempre um cenário que admitimos. Estamos dependentes da evolução das negociações entre os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e a EMEF para perceber qual é a evolução da situação. Aguentaremos a rede a funcionar em todas as linhas até domingo, depois logo veremos”, acrescentou a fonte.

Os trabalhadores da EMEF vão continuar com as paralisações até 12 de maio, reivindicando a “atualização salarial que não acontece desde 2009”, a “atualização do subsídio de turno” e a “atualização de regulamento de carreiras”.

A greve dos trabalhadores da EMEF no Porto está a provocar “o caos” no metro, disse Paulo Milheiro, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (SNTF). O responsável explicou que, por falta de manutenção, “dos 72 veículos existentes [no metro do Porto], estão a andar menos de 40”, sendo que, “no final do mês, provavelmente não haverá metro”.

“Os metros vão saindo de linha conforme as avarias e depois chegam às oficinas e não têm ninguém para fazer a manutenção”, explicou o dirigente sindical.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile