O primeiro tramo do tabuleiro metálico que irá garantir a passagem do Metro por toda a extensão do viaduto de Santo Ovídio foi lançado esta terça-feira. O troço transpôs a Rua dos Arrependidos, “de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio, algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre do próximo ano”, afirma a Metro do Porto.
Estes três módulos, dos 23 que compõem o viaduto, estão a ser colocados no viaduto segundo o método de lançamento incremental, ou seja, as «peças» que integram a estrutura vão deslizando, lentamente, de pilar em pilar.
“No fundo, é como um lego que vamos juntando e lançando”, explicou Pedro Quintas, engenheiro da empresa de transporte, responsável pela ampliação da Linha Amarela.
Pedro Quintas justificou também a opção por este método construtivo pelo facto de não impor muitos condicionamentos à população: “Esta estrutura poderia ter sido montado à grua, entre cada pilar, mas estamos a utilizar este processo que, por ser aéreo, é menos invasivo. Ou seja, tem menos impacto ao nível do trânsito rodoviário e do património ambiental existente na Quinta do Cisne, aqui ao lado”.
O engenheiro sublinhou ainda que existe, nesta obra, “toda uma instrumentação que permite medir deslocamentos e forças”, sendo deste modo possível “controlar todo o processo a par e passo”.
A Metro do Porto indica que “a empreitada de extensão da Linha Amarela avança a bom ritmo” e estará concluída até final de 2023.