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Metro do Porto adjudica projetos de estudo em quatro novas linhas, por 5.5 milhões de euros

Metro do Porto adjudica projetos de estudo em quatro novas linhas, por 5.5 milhões de euros

A Metro do Porto deu um passo importante na expansão da sua rede ao adjudicar a realização dos projetos e estudos de impacto ambiental para quatro novas linhas em Gondomar, Trofa, Maia e São Mamede. Tal como refere o Porto Canal, o investimento total nesta fase de expansão ronda os 1.000 milhões de euros, dos quais 5,5 milhões serão agora destinados aos projetos e estudos.

As linhas da Trofa e de Gondomar já têm financiamento assegurado, enquanto que as da Maia II e de São Mamede ainda aguardam verbas. A linha da Trofa terá um custo estimado de 160 milhões de euros, a de Gondomar 158 milhões, a de São Mamede 258 milhões e a da Maia II poderá variar entre 345 milhões (em “metrobus”) e 480 milhões de euros (em metro ligeiro).

A linha de Gondomar terá 8 novas estações em 6,9 km. Serão estas: São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto. Já São Mamede, por sua vez, terá também 8 estações em 6,55 km: Senhora da Hora II, S.Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S.Mamede, ISCAP, IPO II.

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Quanto à linha ISMAI – Muro – Trofa haverá 7 novas estações em 10,22 km (combinando metro e “metrobus”): Ribela, Muro, Serra, Bougado, Panteras, Trofa Sul, Paradela. A da Maia II poderá ter 16 ou 18 estações, dependendo da opção escolhida (13,01 km em metro ou 14,3 km em “metrobus”). As paragens seriam: Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninhos, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, Hospital S.João II e Roberto Frias (via Porto Canal).

Os prazos para entrega dos projetos variam: 8 meses para as linhas da Trofa e Gondomar e 19 meses para as linhas da Maia e São Mamede. No caso da Maia II, será decidido após a receção dos estudos qual a opção a avançar (metro ou “metrobus”).

Esta nova fase de expansão da Metro do Porto representa um importante investimento para a região, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

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