A Metro do Porto deu um passo importante na expansão da sua rede ao adjudicar a realização dos projetos e estudos de impacto ambiental para quatro novas linhas em Gondomar, Trofa, Maia e São Mamede. Tal como refere o Porto Canal, o investimento total nesta fase de expansão ronda os 1.000 milhões de euros, dos quais 5,5 milhões serão agora destinados aos projetos e estudos.
As linhas da Trofa e de Gondomar já têm financiamento assegurado, enquanto que as da Maia II e de São Mamede ainda aguardam verbas. A linha da Trofa terá um custo estimado de 160 milhões de euros, a de Gondomar 158 milhões, a de São Mamede 258 milhões e a da Maia II poderá variar entre 345 milhões (em “metrobus”) e 480 milhões de euros (em metro ligeiro).
A linha de Gondomar terá 8 novas estações em 6,9 km. Serão estas: São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto. Já São Mamede, por sua vez, terá também 8 estações em 6,55 km: Senhora da Hora II, S.Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S.Mamede, ISCAP, IPO II.
Quanto à linha ISMAI – Muro – Trofa haverá 7 novas estações em 10,22 km (combinando metro e “metrobus”): Ribela, Muro, Serra, Bougado, Panteras, Trofa Sul, Paradela. A da Maia II poderá ter 16 ou 18 estações, dependendo da opção escolhida (13,01 km em metro ou 14,3 km em “metrobus”). As paragens seriam: Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninhos, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, Hospital S.João II e Roberto Frias (via Porto Canal).
Os prazos para entrega dos projetos variam: 8 meses para as linhas da Trofa e Gondomar e 19 meses para as linhas da Maia e São Mamede. No caso da Maia II, será decidido após a receção dos estudos qual a opção a avançar (metro ou “metrobus”).
Esta nova fase de expansão da Metro do Porto representa um importante investimento para a região, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.