Sogrape

Meteorologia: setembro entra com aviso laranja

Meteorologia: setembro entra com aviso laranja

O mês de setembro chega a Portugal com chuvas e trovoada colocando o país sob aviso laranja prevendo-se um aumento gradual da instabilidade atmosférica segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos do Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga estiveram com aviso laranja até as 9h desta quarta-feira, passando a amarelo e mantendo-se assim até as 21h.

O IPMA informou na passada terça-feira em comunicado que a instabilidade atmosférica que vai causar aguaceiros, trovoada e granizo em Portugal Continental, deve-se à aproximação ao território do continente durante o dia de hoje de uma “depressão isolada em altitude”. “Será nesse dia que os efeitos da depressão serão mais sentidos, com um aumento gradual da instabilidade atmosférica ao longo do dia, começando logo de madrugada a manifestar-se através da ocorrência de aguaceiros”, refere o IPMA em comunicado.

Aguaceiros por vezes fortes são previstos no interior Norte e Centro, durante a tarde, período no qual há condições mais favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, não sendo de excluir, no entanto, que estes possam ocorrer ainda durante o período da manhã.

“Associado à trovoada, estarão reunidas as condições atmosféricas para a formação de rajadas convectivas, que poderão ser localmente fortes e sem rumo definido”, é referido na nota.

Segundo o IPMA, a “circulação atmosférica geral originada pela depressão será do quadrante oeste, trazendo uma massa de ar de características marítimas e com elevado conteúdo em vapor de água, ficando a atmosfera com água precipitável disponível para se originarem precipitações que podem ser significativas”.

O Instituto recomenda, para os distritos sob aviso, as devidas precauções no que diz respeito a efeitos devido a danos por granizo, precipitação forte e ventos fortes durante o dia de hoje.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes