PUB
Recheio 2024 Profissional

Metade dos portugueses vai gozar férias este verão

Metade dos portugueses vai gozar férias este verão

Entre aqueles que vão aproveitar o período do verão para repousar (50,2 por cento), 67 por cento pretende fazê-lo fora da sua área de residência, em oposição aos 33 por cento que optará por ficar em casa. Em comparação com 2012, regista-se um aumento dos portugueses que declaram estar de férias entre junho e setembro, bem como dos que, também neste período, passam férias fora de casa. Relativamente à metade que decide não viajar, 31 por cento admite que não o fará por questões financeiras.
No que ao destino de férias diz respeito, observa-se um comportamento semelhante ao do ano passado. Os destinos nacionais voltam a liderar e a reunir a preferência de 79 por cento dos inquiridos, nomeadamente o Algarve (44 por cento) e o Porto e Norte, que é o destino de preferência de 12 por cento dos inquiridos. Refira-se, ainda, que dos que fazem férias fora de casa, 33 por cento opta por alugar casa, 17 por cento fica alojado em casa de familiares e amigos e 16 por cento em casa própria. Agosto continua a ser o mês preferido para a realização de férias (52 por cento), seguindo-se julho, com 27 por cento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Redução da estada média e do consumo em relação a 2012
Analisando os resultados do estudo do IPDT, percebe-se que, da metade que viaja, 69 por cento pretende gastar o mesmo do que em 2012, ou seja, cerca de 1.000 euros. 21 por cento admite gastar menos do que no ano anterior, maioritariamente por motivos financeiros. Neste campo, apenas 10 por cento prevê um aumento de consumo. Relativamente à duração das férias fora de casa, apesar de a grande maioria (82 por cento) referir que esta será igual à de 2012 (cerca de 12 dias), 14 por cento revela a necessidade de a encurtar. Estes dados indiciam uma redução da duração média da estada, o que se confirma pela análise deste indicador que, em 2011, foi de 14,1 noites e, em 2012, de 12,5 noites.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem