
A Mercearia do Bolhão, um ícone do Porto com 144 anos de história, encerrará as suas portas a 30 de abril, dando lugar a uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, conforme confirmado por Alberto Rodrigues, o proprietário.
Funcionários como Vítor e Elisabete, que trabalham lá há anos, recebem os clientes com a triste notícia, enquanto liquidam os produtos restantes.
Vítor Franco, com 40 anos de serviço, reflete sobre a evolução da área e lamenta a mudança no comércio tradicional, afetado pelo surgimento de lojas modernas. Alberto Rodrigues, o atual dono, lembra os dias de glória da mercearia, quando tinha uma clientela fiel, mas agora enfrenta dificuldades devido à concorrência das grandes superfícies.
Diante dos desafios crescentes e uma oferta de arrendamento da Ale-Hop, o atual dono considera fechar o negócio ou até vendê-lo, lamentando o declínio do comércio local.
Em entrevista ao Porto Canal, clientes como Elídia e Alberto expressam alguma tristeza pelo adeus à Mercearia do Bolhão, enquanto reconhecem as mudanças na cidade. Para Alberto Rodrigues, é uma despedida melancólica, marcando o fim de uma era e o início de novas oportunidades comerciais.
Fotografia: Mercearia do Bolhão