PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Mercado da Foz

Mercado da Foz
Em transformação

A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevolgilde está a desenvolver um conjunto de ações que visa transformar o Mercado da Foz, atraindo novos comerciantes e públicos. A iniciativa “Verão no Mercado”, que decorre até fins de setembro, a renovação das casas de banho do espaço e o reforço da segurança foram algumas das estratégias acionadas recentemente.

O Mercado da Foz está a ser alvo de um processo de requalificação que pretende mostrar aos portuenses que vale a pena visitarem aquele espaço, inaugurado há 70 anos. E para os apreciadores de música e de bons momentos de relaxamento, os próximos sábados vão continuar a ser agradáveis surpresas.

É que, no momento em que o relógio marca as 17h00, arranca a animação no equipamento portuense, no âmbito da iniciativa “Verão no Mercado”, que se prolonga até ao dia 27 de setembro, numa organização da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, apoiada pela Câmara do Porto. Nesses dias, a festa faz-se até à meia-noite, com concertos adequados aos mais diversos gostos musicais. Assim, amanhã (dia 6), há “Pegada do Forró”, com sons brasileiros, numa altura em que se aproxima a comemoração de mais um aniversário da independência do Brasil (a 7 de setembro).

merc_foz3Seguem-se atuações dos “aCordaPele” (dia 13), da Academia de Danças e Cantares Norte de Portugal (dia 20), associação da Foz do Douro, e ainda do DJ Rui Trintaeum. “No fundo, a ideia é criar uma nova dinâmica no mercado e mostrar às pessoas que este espaço existe”, explicou Nuno Ortigão, presidente da União das Freguesias. Aliás, segundo referiu, as potencialidades do espaço comercial têm vindo a despertar o interesse de um número crescente de lojistas. “Desde que cá estou, tenho recebido entre dois a três pedidos mensais de pessoas que querem abrir lojas no mercado”, informou, frisando que os elementos-chave da intervenção iniciada no local já estão perfeitamente definidos. A requalificação da estrutura e a sua dinamização cultural são os dois grandes vetores do projeto.

Começar do zero

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com Nuno Ortigão, para contrariar o estado de abandono em que o Mercado da Foz esteve ao longo de vários anos foi necessário começar “pelos alicerces”.
“Concluímos na passada terça-feira (26 de agosto) uma obra que ninguém fez e que consistia em ligar o saneamento do mercado à rede pública”, contou. Entretanto, a união das freguesias avançou também com a renovação das casas de banho. “Estamos a fazer coisas básicas de que o mercado precisa para que as pessoas se sintam confortáveis”, sublinhou. Na mesma lógica, foi introduzida a figura da segurança privada. “Estamos, neste momento, a mostrar o potencial que o espaço tem”, disse, em declarações à Viva.

Nos planos da União das Freguesias está ainda a realização de uma intervenção destinada a ligar o Mercado da Foz ao Lavadouro da Ervilha, se a câmara municipal o permitir. “Pretendemos transformar aquela área num grande complexo, já que somos nós que gerimos as duas coisas”, adiantou o presidente.

merc_foz2Pink Market deverá chegar ao mercado este mês

E na perseguição do objetivo de dar nova vida ao equipamento portuense, a União das Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro vai instalar naquele local seis bancas do Pink Market (destinado essencialmente à venda de artigos em segunda mão, artesanato e antiguidades). “Atrair outro tipo de público” com produtos “que, como é óbvio, não serão concorrentes dos que já lá se vendem” é, segundo explicou Nuno Ortigão, a meta da iniciativa.

Mas as novidades previstas para o espaço não se esgotam aqui. Em fase de definição está já um projeto que visa reformular a primeira loja do mercado, de forma a conquistar os transeuntes. “A ideia é sermos nós a apostar naquilo que é o cartão de visita do local”, informou o responsável, garantindo que a intervenção planeada irá, certamente, surpreender os portuenses.

Texto: Mariana Albuquerque    |    Fotos: facebook.com/UF.AldoarFozNevogilde

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce