PUB
Recheio 2024 Institucional

Mercado Bom Sucesso

Mercado Bom Sucesso
Fevereiro de sons, sabores e cores

É o mês mais curto do ano, mas promete longas doses de animação, música, artesanato, ensinamentos gastronómicos e, claro, muita paixão. Em fevereiro, o Mercado Bom Sucesso (MBS) vai brindar com os casais, no Dia de São Valentim, e celebrar a folia do Carnaval, desafiando os portuenses a darem um ‘pezinho de dança’. Numa espécie de aquecimento para o ‘Dia D’ do amor, o espaço receberá – já esta sexta-feira e até domingo – a marca minhota Namorar Portugal, que apresentará as novas coleções e produtos, promovendo um desfile para derreter o coração daqueles que ainda não conhecem, por exemplo, os típicos lenços de namorados de Vila Verde (concelho onde nasceu o conceito). Entretanto, também este fim de semana, o Mercado Porto Belo voltará ao MBS, com artesanato urbano nacional, discos de vinyl e CDs, roupa ‘vintage’, antiguidades, produtos biológicos, livros e revistas.

No Dia dos Namorados (a 14 de fevereiro), o espaço abrir-se-á a todos aqueles que quiserem festejar o amor com música e ofertas temáticas para o jantar. “Com uma decoração especial, possibilidade de reserva de mesa no piso 1 e oferta de flores, pretende-se que, nesta noite romântica, os casais possam experimentar o que o de melhor se faz em Portugal ao nível da gastronomia”, adianta o equipamento. O som ambiente, esse, ficará a cargo dos Acusticôco e da DJ Maria Gambina.

merc_bs5Jazz, tunas e fado no Mercado

Mas as propostas musicais não se esgotam aqui. Durante as segundas-feiras do mês, algumas das principais tunas académicas da cidade do Porto vão passar pelo MBS, com atuações de entrada livre. A iniciativa arrancou no passado dia 2, contando com a participação da Tuna Universitária do Porto. Na lista de espetáculos – agendados para as 19h00 – constam ainda os da Tuna Feminina de Engenharia (dia 9), Faculdade de Direito (a 16) e Tuna Académica de Biomédicas (no dia 23).

Entretanto, o jazz continuará também a ser um dos ingredientes assegurados nas noites de entretenimento do espaço. Lançado em janeiro, o Jazz no Mercado permanecerá no cartaz, com nomes como Celina Tavares Trio (dia 8), Ate Jazz (11 de fevereiro) e Les Trois Oiseaux (dia 25), a partir das 21h00. Depois, às sextas-feiras, entre as 18h30 e as 24h00, a ação ficará na mão dos DJ’s convidados. Agendadas para os dias 7 e 21 estão as atuações de Inês Morais, ex-concorrente do Factor X, e The Acoustic Foundation, respetivamente. Para completar a programação – pensada para todos os gostos – os domingos ficarão reservados ao fado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Carnaval em modo vintage

Para assinalar o Carnaval, o MBS deixa um desafio aos visitantes: “tragam a vossa roupa mais vintage e venham dançar no Mercado!”. Na noite de 16, o espaço será invadido pela escola Swing Station, o primeiro projeto luso a promover a música e as danças vintage americanas. A fechar o mês, a 28, os Awsum (projeto portuense da cantora Sky e do produtor Raez) vão atuar, a partir das 21h00, no Café Concerto Raríssimo, iniciativa promovida pela Associação Raríssimas para dar a conhecer a sua luta, promovendo, simultaneamente, uma angariação de fundos e uma recolha de alimentos.

merc_bs4Desafios gastronómicos e intelectuais

E no que à gastronomia diz respeito, a agenda do mês integra um workshop vegetariano especialmente dedicado ao Dia de São Valentim, com Saphir Cristal, no dia 14, entre as 17h30 às 19h30, e ainda um showcooking de receitas saudáveis apresentadas pela Chef Mafalda Pinto Leite, que regressa ao MBS a 28, das 11h00 às 12h00.
A pensar nos mais pequenos, o mercado preparou também o Clube de Artistas, onde as crianças vão poder pintar e dar asas à sua imaginação (21 de fevereiro, entre as 17h00 e as 19h00), e o Clube dos Minis, no qual serão exploradas a destreza, concentração e lógica dos participantes, dos dois aos quatro anos (dia 28, à mesma hora).

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil