Recheio 2023

Melting Gastronomy Summit transforma Porto na capital mundial da gastronomia

Melting Gastronomy Summit transforma Porto na capital mundial da gastronomia

De 14 a 16 de novembro, chefs, produtores, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo participam no primeiro grande encontro internacional de Gastronomia em Portugal – o Melting Gastronomy Summit. Organizado pela Associação Portuguesa para a Promoção da Gastronomia e Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI), o evento, que terá lugar Edifício da Alfândega, no Porto, foi apresentado esta terça-feira.

Durante três dias, a Invicta vai ser palco de conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial.

Esta viagem gastronómica, lançada a bordo do Sensacionismo de Fernando Pessoa, “procura refratar a Gastronomia num estado de «melting», que faz o percurso natural entre Sensações, Sugestões, Consciência e Construção”, explica a organização. E serão estes mesmos princípios que darão tema aos quatro painéis do evento, moderados por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque, respetivamente.

O evento contará com a presença de grandes referências como o chef Matthew Kenney, nome maior da cozinha plant-based, o guru mundial do pão artesanal Chad Robertson, o chef taiwanês Andre Chiang, o crítico do The Guardian Jay Rayner, o sommelier do famoso NOMA Mads Kleppe, o presidente do Slow Food Internacional Carlo Petrini e Rafael Ansón, Presidente da Academia Internacional de Gastronomia. A estes nomes, juntam-se, ainda, Anna Elisa de Castro, Lucy Legan, Noélia Jerónimo, Miguel Rocha Vieira e outras figuras da gastronomia a nível nacional e internacional.

Além dos momentos de conversa e debate, estão, ainda, previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, provas de vinhos e showcookings.

António de Souza-Cardoso, presidente do Conselho de Direção da AGAVI, explicou que o objetivo é “aproveitar este momento único que Portugal está a viver, dar voz e ouvidos à nossa gastronomia e tornar o país numa referência para os debates mundiais” no que respeita à alimentação “Acreditamos que é através da partilha de experiências e projetos que podemos analisar o presente e preparar o futuro”.

Consulte, aqui, o programa completo.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef