PUB
Sogrape - Mateus Rosé

MatosinhosHabit participa na “V Escola de Verão em Sustentabilidade”

MatosinhosHabit participa na “V Escola de Verão em Sustentabilidade”

Durante a próxima semana, realiza-se, em formato digital, a “V Escola de Verão e Sustentabilidade”, uma iniciativa que pretende “refletir sobre os caminhos e desafios para tornar Portugal numa Economia do Bem-Estar”.

O projeto, promovido pela associação ZERO, o ICS-ULisboa e o GRACE, Empresas Responsáveis, arranca logo na segunda-feira, 13 de setembro, e prolonga-se até sexta-feira, numa edição que vai contar, a 15 de setembro, com a participação da MatosinhosHabit na sessão dedicada à “Energia e Sustentabilidade”.

A partir do tema “Da pobreza energética à eficiência na reabilitação”, Tiago Maia, administrador da empresa, apresentará “os projetos desenvolvidos nos últimos anos que visaram a requalificação do parque habitacional do concelho”. Além disso, falará também sobre o “melhoramento das condições de habitabilidade para as famílias residentes” e as “intervenções que visaram essencialmente a beneficiação energética das habitações”.

Em comunicado, o responsável recordou que a MatosinhosHabit tem vindo a integrar, ao longo dos últimos anos, quer através de candidaturas próprias como a convite de outras entidades, consórcios e grupos de trabalho inseridos em iniciativas, projetos nacionais e europeus focados no uso eficiente de recursos e na eficiência energética em edifícios.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“No presente mandato, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, estão a investir 20 milhões de euros na requalificação do parque habitacional do concelho”, avançou ainda.

Com o objetivo de partilhar exemplos de ações determinantes para a reabilitação e transformação de bairros até então com baixa eficiência energética, a MatosinhosHabit apresenta programas e parcerias desenvolvidos, a nível europeu, nacional ou apenas localmente. Exemplos disso são, entre outros, o projeto europeu e nacional “SOCIALGREEN”, cujo grupo de trabalho tem debatido a necessidade de implementação de políticas públicas, indutoras da redução do consumo energético no setor da habitação social pública, na região norte, o “Guia de Boas Práticas na Utilização de Energia e Água”, um projeto com objetivo de estimular a população para a adoção de comportamentos relacionados com a redução dos consumos de energia e água sem abdicar do conforto e bem-estar e o “Habitação A+”, um estudo sobre eficiência energética realizado em 532 habitações dos conjuntos habitacionais e que permitiu aferir quais as condições energéticas de cada agregado, tendo em conta os consumos, os equipamentos utilizados, e os custos energéticos associados, bem como a medição dos indicadores de conforto térmico, temperatura e humidade relativa das residências.

Durante este e os próximos anos, Tiago Maia assegura que a empresa continuará a promover a participação neste tipo de iniciativas com o objetivo de “apreender as melhores práticas e colocar à disposição dos/as munícipes soluções que melhor respondam à concretização dos desígnios ambientais”.

Ainda sobre a iniciativa “V Escola de Verão em Sustentabilidade” se realiza entre 13 e 17 de setembro, entre as 14h00 e as 17h30, com transmissão online.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem