CMPorto

MatosinhosHabit organiza conferência internacional sobre habitação

MatosinhosHabit organiza conferência internacional sobre habitação

Com o objetivo de “promover o debate sobre o presente e o futuro da habitação”, a MatosinhosHabit, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, organiza na próxima quarta-feira, 23 de junho, uma conferência internacional sobre o setor. 

Subordinada ao tema “Dinâmicas e Desafios da Habitação”, o evento contará com a intervenção de vários especialistas da área da habitação, que abordarão temas diversos como o programa “Bairros Saudáveis”, “Habitação Social – O desafio da transição da economia linear para a economia circular”, “O desafio da habitação de qualidade” e a “Reabilitação das cidades – Os desafios da demografia e da nova vida urbana”. 

De acordo com Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit e membro do Comité organizador, a realização desta conferência está direcionada para os desafios que se prendem com a Habitação, a longo e médio prazo. “O intuito do evento é cruzar as políticas públicas locais, nacionais e internacionais, promovendo-se assim a integração das principais estratégias do sector (…) Pretende-se ainda apresentar e destacar boas práticas aplicadas nesta área através de exemplos desenvolvidos em vários países europeus”, sublinhou, citado em comunicado. 

O responsável acredita que a realidade atual leva a enveredar por um novo caminho, onde “o foco se deve centrar numa estratégia de construção e/ou reabilitação que consiga garantir mais eficácia nos edifícios e na sua relação com as áreas envolventes, promovendo-se desta forma a inclusão social, a implementação de práticas sustentáveis e de eficiência energética”. 

Por sua vez, Pedro Pinto de Jesus, presidente da Gebalis, coorganizadora do evento, salientou ser “inquestionável a necessidade do apoio social ao nível da habitação, na Europa, mas também o desenvolvimento de abordagens urbanas integradas”.  

“O papel das cidades na determinação de políticas habitacionais e, em última instância, das condições habitacionais dos seus habitantes tornou-se um tópico político importante nos últimos anos. O contexto pandémico por certo que trará impactos e influência na próxima geração de políticas habitacionais sendo por isso ainda mais premente estabelecer inter-relações entre iniciativas estruturais globais e abordagens locais que mitiguem desigualdades espaciais e segregação e que ao mesmo tempo de foram sustentáveis, promovam o exercício da cidadania nas nossas cidades”, completou. 

Integrado no programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), a conferência internacional sobre habitação conta também com a parceria da Gebalis/Câmara Municipal de Lisboa, da Housing Europe e do Instituto de Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

O evento será transmitido em exclusivo nas redes sociais da MatosinhosHabit. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes