Philips

Matosinhos: Trotinetes da Flash integram plataforma AYR do CEiiA

Matosinhos: Trotinetes da Flash integram plataforma AYR do CEiiA

300 trotinetes elétricas da empresa Flash integram agora a plataforma AYR desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos. Pela primeira vez a nível mundial, vai ser possível quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável.

“O início das operações da Flash na cidade de Matosinhos vai ser marcado pela integração do serviço de trotinetes na plataforma AYR, do CEiiA, num caso pioneiro para a micro-mobilidade ativa a nível global que muito nos orgulha”, sublinhou segunda-feira, durante a apresentação, José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos.

A plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, visa quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas na mobilidade urbana, recompensando os utilizadores pela adoção de comportamentos sustentáveis. Baseando-se em tecnologia Blockchain, permite criar um mercado local de emissões evitadas onde os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis.

A aplicação AYR surgiu de um desafio proposto pelas Nações Unidas relacionado com a descarbonização das cidades e com a redução das emissões de CO2 e pretende ajudar o utilizador a tomar decisões sustentáveis no seu dia a dia. Depois de Matosinhos, a aplicação AYR passará a funcionar em Cascais e em Nova Iorque.

Para Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “este é um caso pioneiro para a micro-mobilidade a nível global que muito nos orgulha”.

“Este projeto começa a ser percetível para os cidadãos. Há um retorno direto pelo comportamento sustentável. Esta é uma nova forma de nos deslocarmos no Concelho. É uma nova forma de construir a cidade”, reconheceu a autarca.

“A integração na plataforma AYR é mais um ponto diferenciador da Flash. Através desta quantificação das emissões de dióxido de carbono evitadas, os utilizadores terão facilmente noção do impacto ambiental positivo gerado sempre que escolherem as trotinetes elétricas da Flash. Com o início da atividade em Matosinhos, damos mais um grande passo para servir os habitantes do Grande Porto, facilitando a deslocação das pessoas em toda a região, servindo como um complemento aos transportes públicos”, avançou Felix Petersen, responsável da Flash, “é com uma enorme honra que somos protagonistas deste projeto inédito, passando a operar em Matosinhos e a pagar as taxas de ocupação do espaço público à autarquia em AYRs.”

A Flash vai disponibilizar 300 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha, definidos em conjunto com a Câmara Municipal e as autoridades de segurança. Os utilizadores beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem, mediante o estacionamento nos pontos de partilha definidos, de forma a incentivar a correta ocupação do espaço público. Os créditos acumulados poderão descontados em novas viagens, mas, no futuro, Luísa Salgueiro espera que possam ser trocados também por produtos biológicos no Mercado de Matosinhos.

A autarca avançou ainda que, depois das trotinetes, em breve serão também disponibilizadas as bicicletas do projeto bike sharing, também no âmbito do Living Lab.

Pontos de partilha de trotinetes:

  • Paços do Concelho;
  • Casa da Juventude de Matosinhos;
  • Piscinas Municipais de Matosinhos;
  • Mercado de Matosinhos;
  • Postos de Turismo;
  • Sedes das antigas 10 Juntas de Freguesias;
  • Estabelecimentos de Ensino Superior: ISCAP, ISSSP, ESAD;
  • Praça Guilherme Pinto;
  • CEiiA;
  • Praça Cidade S. Salvador;
  • Rua do Godinho, próximo da entrada para o Terminal de Cruzeiros;
  • Pavilhão de Congressos de Matosinhos;
  • Piscinas Municipais de Perafita, Custóias e Senhora da Hora;
  • Estações de Metro do Hospital Pedro Hispano, Senhora da Hora, Estádio do Mar, Esposade e Araújo;
  • Parqueadores de bicicletas existentes na Av. Menéres e Av. Serpa Pinto;
  • Centro empresarial Lionesa;
  • Parque infantil Florbela Espanca

Foto: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem