PUB
Santander Saúde

Matosinhos tem a primeira escola 5G do país

Matosinhos tem a primeira escola 5G do país

O município de Matosinhos dispõe, desde esta semana, da primeira escola 5G em Portugal. Trata-se da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, que assinou o protocolo de colaboração com a empresa Ericsson e a NOS.

Em causa, segundo José Ramos, está um “passo muito importante para a educação”. O diretor da instituição admite que falta ainda avaliar que “aplicação prática terá esta tecnologia no ensino”, mas sente-se orgulhoso pela João Gonçalves Zarco ser “a primeira a avançar com este projeto”.

“Acredito que o 5G vai permitir transplantar uma sala de aula para uma parte qualquer do mundo e possibilitar aos alunos uma vivenciação das situações que os vai ajudar a incorporar mais facilmente o conhecimento”, afirmou o responsável, em entrevista ao Jornal de Notícias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, comunga do mesmo orgulho e garantiu que a autarquia manterá “a educação como prioridade no que toca à estratégia de intervenção local”. “Queremos que o 5G esbata algumas dificuldades que ainda se encontram no acesso à formação e à educação”, rematou a autarca.

No dia em que foi assinado o protocolo de colaboração entre as três entidades, os alunos do 12.º ano da escola tiveram oportunidade de visitar algumas instituições de renome no país, através do recurso a óculos de realidade virtual e da rede 5G instalada, nomeadamente o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz