PUB
CMPorto

Matosinhos Rock Challenge

Matosinhos Rock Challenge
De Matosinhos para o mundo

A banda vencedora do Matosinhos Rock Challenge vai ter oportunidade de atuar no bar inglês “The Cavern”, que marcou o início da carreira dos Beatles.

Nos próximos tempos, o rock vai andar à solta em Matosinhos. Os apaixonados pelo género musical foram desafiados pela Divisão da Juventude da autarquia local a darem provas de que merecem um empurrãozinho em início de carreira. O Mercado de Matosinhos vai, assim, ser palco das pré-eliminatórias do Rock Challenge, um concurso dirigido a bandas de qualquer nacionalidade, que visa dar a conhecer talentos emergentes. Os interessados, esses, só têm de efetuar uma inscrição, até ao dia 24 de maio, e deixar que o rock ‘n’ roll fale mais alto. A recompensa será uma viagem a Londres e a Liverpool para a gravação de quatro temas.

rock2Em declarações à Viva, a autarquia explicou que a iniciativa surge integrada no “Arte Fora de Sítio”, um evento promovido anualmente que aposta na promoção dos diversos estilos de arte junto da população. A descoberta de grupos musicais escondidos em garagens é uma das metas estabelecidas pela organização. Desta forma, além de promover o rock, dando “tempo de antena” aos músicos, a câmara municipal pretende chamar os mais novos ao festival, proporcionando-lhes “momentos de troca de experiências e de avaliação real das suas competências artísticas”. E nada melhor do que ter “como desculpa” o estilo musical que surgiu nos Estados Unidos da América no final dos anos 40. “É o género mais transversal à população”, notou, acrescentando que o concurso de bandas, que se realiza este ano pela primeira vez, poderá e deverá repetir-se.

rock3Neste momento, o Matosinhos Rock Challenge conta com 12 inscrições, mas estima-se que o número venha a aumentar consideravelmente. Na fase seguinte, o júri – formado por profissionais da área da música – decidirá, até 30 de maio, quais os grupos que deverão passar à fase das eliminatórias. Posteriormente, numa data a definir, o espaço do mercado municipal receberá uma verdadeira batalha de bandas, durante a qual os músicos terão de conquistar também o público, que votará no seu projeto de eleição. A grande final do concurso será realizada no dia 6 de setembro, durante o “Arte Fora de Sítio” (no jardim Basílio Teles), confrontando as duas bandas finalistas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os vencedores vão viajar até Londres e Liverpool para gravarem quatro temas e atuarem no bar inglês “The Cavern”, associado ao início de carreira dos Beatles, e ainda no “One Hundred”. A estadia dos músicos, ao longo dos quatro dias, também fará parte do prémio, assim como a oportunidade de serem acompanhados constantemente por uma equipa de filmagem que assegure o registo de todos os momentos. Tratar a banda com o respeito que ela merece é o grande objetivo da organização do concurso.

Fim de semana de música… e não só

Para além de acolher a final do Rock Challenge, o “Arte Fora de Sítio” receberá, nos dias 6 e 7 de setembro, diversas atividades performativas, desportos radicais, demonstrações e workshops de cultura japonesa, abertos à população. Divulgar manifestações artísticas num espaço não formal e impulsionar a afirmação dos novos talentos do concelho são as principais metas do programa.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce