PUB
Philips S9000

Matosinhos restaura Obelisco da Memória

Matosinhos restaura Obelisco da Memória

A Câmara Municipal de Matosinhos procedeu, recentemente, ao restauro do Obelisco da Memória, um dos monumentos mais emblemáticos do concelho, que tem sido alvo de “sucessivos atos de vandalismo”.

Numa nota divulgada na sua página oficial, a autarquia explica que a intervenção envolveu a “limpeza e restauro do monumento” e a “instalação de um novo sistema de iluminação”.

Classificado como Monumento Nacional, o Obelisco da Memória, situado na praia da Memória, tem mais de 25 metros de altura e assenta sobre um pedestal paralelepipédico. Terá sido nesse local, a 8 de julho de 1832, que aconteceu o desembarque das tropas liberais, acontecimento que ditou o início do fim do absolutismo em Portugal.

O monumento, recorda o município, inclui referências à data do desembarque em duas coroas metálicas observáveis no topo. Quatro painéis calcários na sua base registam referências à iniciativa da construção do monumento, alguns dos comandantes do “Exercito Libertador” e a famosa proclamação que D. Pedro IV fez aos soldados antes do desembarque.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Organizada a partir dos Açores, uma esquadra comandada por D. Pedro IV com um exército de 7500 homens, desembarca nesta praia com o objetivo de instaurar no país um regime moderno e liberal. A escolha deste local apanhou de surpresa o exército absolutista, uma vez que esperando um ataque a Lisboa, a defesa do Norte tinha sido desguarnecida. Após o desembarque, o “Exército Libertador” seguiu para o Porto onde entrou pacificamente a 9 de julho e onde resistiu heroicamente durante um ano no chamado «Cerco do Porto», detalha ainda na nota divulgada.

Assinalando o local do desembarque foi erguido, por iniciativa de António José de Ávila e subscrição pública, um obelisco destinado a perpetuar a memória deste acontecimento.

O Obelisco da Memória começou a ser construído em 1840 e demorou 24 anos para estar concluído.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem