
As obras de requalificação da Igreja Paroquial da Senhora da Hora iniciaram no último mês de janeiro e prevê-se que estejam concluídas “dentro de um ano”.
A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Matosinhos, que vê a requalificação em causa como um “momento simbólico”. “É um projeto de toda a comunidade. A Igreja Paroquial da Senhora da Hora é um edifício icónico e está num dos centros mais dinâmicos do concelho”, realçou a presidente, Luísa Salgueiro.
Em causa está um “profundo trabalho de conservação e requalificação”, assinado por Joana Araújo, que contempla a “recuperação das coberturas e dos elementos metálicos, a intervenção nas paredes exteriores e da torre sineira e a intervenção em vãos”.
Além disso, o projeto contempla ainda a “substituição da caixilharia, o restauro dos vitrais e uma intervenção no campanário da torre sineira”.
Importante referir que a obra mencionada surge quase seis décadas depois da construção da Igreja Paroquial da Senhora da Hora, por “infiltrações” que “provocaram o destacamento do reboco e o apodrecimento dos revestimentos e madeiras”.
A empreitada está orçada em cerca de 500 mil euros, sendo 50% do valor suportado pelo município de Matosinhos.
Fotografia: CM Matosinhos