CMPorto

Matosinhos requalifica Igreja da Senhora da Hora

Matosinhos requalifica Igreja da Senhora da Hora

As obras de requalificação da Igreja Paroquial da Senhora da Hora iniciaram no último mês de janeiro e prevê-se que estejam concluídas “dentro de um ano”.

A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Matosinhos, que vê a requalificação em causa como um “momento simbólico”. “É um projeto de toda a comunidade. A Igreja Paroquial da Senhora da Hora é um edifício icónico e está num dos centros mais dinâmicos do concelho”, realçou a presidente, Luísa Salgueiro.

Em causa está um “profundo trabalho de conservação e requalificação”, assinado por Joana Araújo, que contempla a “recuperação das coberturas e dos elementos metálicos, a intervenção nas paredes exteriores e da torre sineira e a intervenção em vãos”.

Além disso, o projeto contempla ainda a “substituição da caixilharia, o restauro dos vitrais e uma intervenção no campanário da torre sineira”.

Importante referir que a obra mencionada surge quase seis décadas depois da construção da Igreja Paroquial da Senhora da Hora, por “infiltrações” que “provocaram o destacamento do reboco e o apodrecimento dos revestimentos e madeiras”.

A empreitada está orçada em cerca de 500 mil euros, sendo 50% do valor suportado pelo município de Matosinhos.

Fotografia: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes