PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Matosinhos reforça equipa de nadadores-salvadores

Matosinhos reforça equipa de nadadores-salvadores

Três novos elementos vão integrar a equipa do Sistema de Salvamento Balnear (SSB) de Matosinhos, serviço que funciona 365 dias por ano e 24 horas por dia e que é único no país. O número de nadadores-salvadores aumenta assim para oito.

De acordo com o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, ainda este ano a equipa vai aumentar, tal como o número de carros.

“O nosso objetivo é fazer crescer este serviço que tem dado uma resposta extraordinária à população, através das suas ações de vigilância, patrulhamento e salvamento”, disse o responsável à Lusa, salientando tratar-se de um serviço de “elevada importância”.

O prestígio balnear de Matosinhos tem aumentado, assim como o interesse pela prática de desportos de mar, pelo que, no futuro, poderá ser necessário aumentar ainda mais a equipa.

O Sistema de Salvamento Balnear nasceu em agosto de 2008 como um serviço “inovador e único no país” prestado à comunidade pela câmara, em parceria com a Autoridade Marítima através do Instituto de Socorros a Náufragos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este serviço custa ao município 100 mil euros anuais, investimento “mais do que justificado”, sublinhou José Pedro Rodrigues.

Nestes dez anos, a equipa já salvou cerca de 200 pessoas, o que só por si é uma “mais-valia”.

A missão da equipa não é apenas salvar pessoas no mar, mas sim fazer vigilâncias durante tempestades e alertas de risco.

“A costa do município representa problemas significativos e eles dão uma resposta extraordinária, fora das épocas balneares ajudam em momentos de crise”, salientou.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, garantiu que o serviço vai continuar porque se não fosse a sua existência, cerca de 200 pessoas já teriam perdido a vida.

“Matosinhos afirma-se como uma terra de mar, por isso, este serviço torna a praia mais atrativa e mais segura”, considera a autarca.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile