PUB
PD- Literatura Infantil

Matosinhos recebe primeira exposição do país com realidade aumentada

Matosinhos recebe primeira exposição do país com realidade aumentada

“25 anos depois”. Assim se intitula a primeira exposição de arte em Portugal que pode ser visitada com recurso à realidade aumentada e que inaugura em Matosinhos no próximo sábado, 10 de abril.  

A mostra, exposta em três espaços municipais, “propõe uma retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional”. 

Em comunicado, o município explica que o visitante terá oportunidade de “instalar no seu telemóvel ou tablet uma aplicação multimédia, desenvolvida em exclusivo para a Câmara de Matosinhos”, que permitirá “um novo olhar sobre uma seleção de obras de arte”. 

“O visitante apenas terá que virar o ecrã para a obra e, instantaneamente, ela ganhará vida e sairá para fora dos limites da moldura, sempre acompanhada por informação áudio da obra e do artista”, detalha. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No total, serão cerca de 100 as obras que poderão ser visitadas, a partir do Museu da Quinta de Santiago. De acordo com a Câmara Municipal, a “original vocação habitacional do edifício permite uma abordagem temática, seccionada pelos espaços interiores”. “Podemos encontrar uma relação íntima entre estes e as escolhas artísticas: a paisagem – de rio e de mar, os retratos, as mulheres-artistas que ocuparão uma vez mais lugar de destaque nas paredes do Museu e onde a escultura habita os espaços de representação”. 

A exposição “25 anos depois” chega também à Galeria Municipal, onde a seleção recai “nas obras de cariz mais contemporâneo” e que surgem de doações dos artistas que expuseram no local, e ao Edifício dos Paços de Concelho, onde o tema são “as memórias individuais e coletivas do concelho, as paisagens, costumes e as atividades económicas”. Neste local, estarão expostas, até 6 de junho, obras de Augusto Gomes, António Carneiro, John Sargent, Júlio Resende, José Emídio, Rui Anahory, entre outros artistas. 

Paralelamente, decorrerá também a exposição TOM – todo o desenho possível -, dedicada ao artista gráfico luso-brasileiro Thomaz de Mello, que estará patente, até 16 de maio, na Casa do Design.  

A exposição é organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, com curadoria de Jorge Silva. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem