CMPorto

Matosinhos recebe exposição sobre o legado de Adriano Olivetti

Matosinhos recebe exposição sobre o legado de Adriano Olivetti

“Universo Olivetti: Comunidade como Utopia Concreta”, assim se intitula a exposição dedicada ao universo do empresário italiano e percursor da urbanística Adriano Olivetti que acaba de inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com o Instituto Italiano di Cultura e pela esad —idea, Investigação em Design e Arte, reúne fotografias, vídeos, documentos e desenhos originais que dão “a conhecer o universo da Olivetti, cujo exemplo permanece na vanguarda do design e da indústria mundiais”.

“Empresário, empreendedor, intelectual, político, Adriano Olivetti rodeou-se, nos anos 50, das mentes mais brilhantes de Itália, criando um modelo de empresa único, inovador e vanguardista, que revolucionou a cultura empresarial do século XX, sendo, ainda hoje, reconhecido como um dos exemplos mais atuais e avançados de sustentabilidade”, recorda a autarquia, destacando que os seus passos pioneiros foram “essenciais” no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais.

Com curadoria de Pippo Ciorra, Francesca Limana e Matilde Trevisani, a itinerância portuguesa é comissariada por Maria Milano e teve o apoio da Embaixada de Itália em Portugal.

A mostra, com entrada livre, pode ser visitada até ao dia 23 de janeiro.

Fotografia: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.