
A 17.ª edição da Maratona do Porto não passará por Gaia devido às obras que decorrem na Ponte de Luís I, e por isso o percurso foi alterado. Com a ligação entre o Porto e Gaia condicionada, a corrida vai estender-se a Matosinhos.
A Maratona do Porto regressa no próximo dia 7 de novembro e terá três distâncias à disposição dos participantes, a tradicional de 42 quilómetros, a “Family Race”, com um percurso de 10 quilómetros, e a “Fun Race”, de seis quilómetros.
A prova “tradicional” irá, desta forma, atravessar a Ponte Móvel em Leça da Palmeira.
O início da prova mantém-se na via do Castelo do Queijo, junto ao Sealife Porto, de onde será dada a partida simultânea para as três corridas que compõem o programa, ás 9h00.
Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto, destacou a “enorme alegria que sente por podermos voltar a organizar nas ruas da cidade um evento com a qualidade, o prestígio e a dimensão da Maratona do Porto. E mais ainda por podermos fazê-lo com todas as garantias de segurança e conforto para os participantes, como, aliás, já sucedeu na recente Meia Maratona do Porto. Espero, por isso, que este evento seja também um sinal de esperança e confiança para este recomeço”.
A organização revelou que 30 por centro dos atletas inscritos na corrida principal são estrangeiros, representando 52 nacionalidades, sendo “um sinal de que há confiança no destino, na organização e na própria Maratona do Porto, que sempre teve na diversidade cultural um dos seus fatores identitários”. Os países estrangeiros com maior contingente na prova são França, Espanha, Itália, Brasil, Reino Unido e Alemanha.
Para garantir a segurança e o conforto de todos os participantes, o plano de segurança submetido e aprovado pela Direção-Geral de Saúde obriga a que todos os atletas inscritos apresentem, no ato de levantamento do kit de participante, o Certificado Digital de vacinação ou, em alternativa, um teste negativo à Covid-19, válido à data e hora do evento.
As inscrições estão disponíveis em www.maratonadoporto.com até ao próximo dia 2 de novembro.
Fotografia: Maratona 2019