
Com o objetivo de incentivar os jovens a ter uma participação ativa na vida política do município, Matosinhos está a preparar a sua Assembleia Municipal Jovem.
A primeira iniciativa está prevista para maio, mas este mês cerca de 40 jovens provenientes de oito estabelecimentos de ensino secundário e profissional do concelho já se encontraram para uma “sessão de brainstorming”, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Na sessão, os jovens tiveram oportunidade de debater as “fragilidades e problemáticas existentes no concelho”, de acordo com as áreas identificadas como prioritárias no Plano Municipal de Juventude, nomeadamente a Educação e Formação, o Emprego e Mercado de Trabalho, a Habitação, a Saúde, a Participação e Associativismo, as (Des)igualdades, a Cultura e Lazer, o Espaço Público e os Equipamentos e Serviços Juvenis, adiantou a autarquia liderada por Luísa Salgueiro.
Cada grupo terá, depois, a oportunidade de apresentar uma “proposta de recomendação única” que “responda a problemas concretos da comunidade” e “sirva o interesse da população jovem local”.
As propostas em causa vão a votos na Assembleia Municipal Jovem, que acontecerá, recorde-se, no próximo mês de maio.
Fotografia: CM Matosinhos