Esta quarta-feira, pelas 9h30, no Parque Ecológico do Monte de São Brás, em Santa Cruz do Bispo, terá início o projeto de voluntariado destinado a funcionários da Câmara Municipal de Matosinhos, que passarão a dispor de sete horas anuais para realizar ações em prol da comunidade.
Esta primeira ação consistirá na plantação de espécies arbóreas nativas no local que funciona como área de demonstração do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça.
“A operação incluirá a transplantação de estacas de espécies nativas ripícolas e a colocação de tutores para controlo de espécies invasoras, e contará com a presença de membros do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos e da administração da SAGE, parceira empresarial do projeto. Para além dos objetivos do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, esta primeira ação do projeto de voluntariado autárquico contribuirá também para a plantação de 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto no âmbito do programa FUTURO”, avança a autarquia.
Para o segundo semestre do ano, estão previstas outras operações de arborização e de reflorestação de espaços públicos, bem como a renovação de pintura de murais em zonas mais desfavorecidas do concelho, entre outras atividades.
“A criação desta bolsa municipal de voluntariado permitirá fomentar a responsabilidade social entre os trabalhadores da Câmara Municipal de Matosinhos, proporcionando-lhes experiências em áreas de intervenção diferentes das suas áreas laborais habituais e reforçando o conhecimento da comunidade, o sentimento de solidariedade, o trabalho em equipa e as capacidades e competências sociais dos funcionários”, salienta o comunicado da autarquia.