RECHEIO 50 ANOS

Matosinhos paga administração da vacina da gripe aos idosos nas farmácias

Matosinhos paga administração da vacina da gripe aos idosos nas farmácias

A Câmara Municipal de Matosinhos vai assumir o encargo da administração da vacina da gripe aos idosos do concelho nas farmácias. No entanto, a autarquia recomenda que esta seja feita, preferencialmente, nos centros de saúde, já que para além da vacinação, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos vai realizar uma consulta nesse mesmo horário.

A autarquia de Matosinhos aprovou, terça-feira, em reunião do executivo municipal, um protocolo com a Associação Dignitude, responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, para disponibilizar a vacina da gripe aos idosos do concelho que, pelas mais diversas razões, tenham dificuldade em deslocar-se aos centros de saúde. No âmbito deste protocolo, diz o jornal Observador, a câmara assume o encargo de 2,25 euros por cada administração da vacina nas farmácias aos idosos.

“Com esta medida queremos agilizar o mais possível todo o processo de imunização dos nossos cerca de 30 mil idosos. E queremos fazê-lo de forma a que todo este processo não implique um esforço adicional para uma população que tem sido tão penalizada nos últimos tempos”, disse a presidente da Câmara de Matosinhos.

Para Luísa Salgueiro, quanto maior for a taxa de vacinação, menor é a prevalência de surtos gripais, traduzindo-se num “muito ansiado” alívio dos serviços de urgência. 

Apesar de comparticipar a administração da vacina nas farmácias, a autarquia recomenda que esta seja feita, preferencialmente, nos centros de saúde, já que para além da vacinação, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos vai realizar uma consulta nesse mesmo horário, aproveitando a deslocação deste grupo de risco ao centro de saúde. De referir que a vacinação da gripe aos idosos não é feita pela ordem de chegada aos centros de saúde, mas agendada previamente..

“Contudo, todos aqueles que residem nas proximidades de uma farmácia poderão fazer a vacinação nesse local de forma gratuita”, realça a autarquia, na sua página de Facebook.

De recordar que também as câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia vão comparticipar a toma da vacina da gripe aos cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, nas farmácias comunitárias.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes