PUB
CIN - Branco Perfeito

Matosinhos leva “Festa da Poesia” a casa

Matosinhos leva “Festa da Poesia” a casa

Marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, a 15.ª edição da Festa da Poesia de Matosinhos será uma “janela digital” para a poesia de língua portuguesa e hispânica.

Levar o mundo a casa de cada um que acompanhe as emissões transmitidas através do Facebook da Câmara de Matosinhos. É esta a proposta da edição de 2020 da Festa da Poesia, que será totalmente digital.

Assim, ao longo das tardes dos dias 7 e 8 de dezembro, a partir do Cine-Teatro Constantino Nery, poetas e diseurs de oito países diferentes – Portugal, Brasil, Angola, Colômbia, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – entrarão em direto apresentando a sua poesia e também um pouco das cidades que habitam.

No primeiro dia do evento, a partir das 17h30, há conversas com os poetas brasileiros Maria Rezende e Fabrício Carpinejar, o poeta guineense António Soares Lopes e o moçambicano Mia Couto. Enquanto decorre a transmissão, o ilustrador Paulo Galindro fará uma ilustração ao vivo.

Será ainda mostrado o trabalho desenvolvido pelo laboratório de poesia «Expresso da Poesia», promovido no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, recentemente galardoado com o Prémio Ler+ do Plano Nacional de Leitura. Esta participação na Festa da Poesia reunirá, além dos responsáveis do projeto, alguns autores nacionais como Daniel Maia-Pinto Rodrigues, João Habitualmente e Renato Filipe Cardoso.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No dia em que se celebra o nascimento e morte de Florbela Espanca, 8 de dezembro, a Festa da Poesia contará com a participação da poeta cabo-verdiana Vera Duarte, da poeta santomense Olinda Beja, do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, do escritor angolano Ondjaki, da editora e poeta brasileira Alice Sant’Anna, da poeta colombiana Andrea Cote Botero e dos portugueses Adolfo Luxúria Canibal e Marta Bernardes. A sessão tem início pelas 15h30.

No último dia da festa será ainda revelado o trabalho do laboratório de poesia «Há palavras que nos beijam», também promovido no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, e que tem formado novos diseurs de poesia.

Programa
7 de dezembro | A partir das 17.30
17.40: Ilustração ao vivo com Paulo Galindro
17.50: Conversa com Renato Filipe Cardoso
18.05: Conversa com Maria Rezende
18.20: Conversa com João Habitualmente
18.30: Ilustração ao vivo com Paulo Galindro
18.35: Conversa com Fabrício Carpinejar
18.50: Conversa com Daniel Maia-Pinto Rodrigues
19.00: Conversa com António Soares Lopes
19.10: Conversa com Mia Couto e Leo Cote
19.30: Conversa com Isaque Ferreira, no âmbito da oficina Expresso Poesia
19.35: Ilustração ao vivo com Paulo Galindro

8 de dezembro | A partir das 15.30
15.35: Conversa com Ana Celeste, no âmbito do laboratório poético Há Palavras Que Nos Beijam
15.50: Conversa com Vera Duarte
16.00: Conversa com Afonso Borges e Marco Lucchesi
16.35: Conversa com Olinda Beja
16:45: Conversa com Adolfo Luxúria Canibal
17.00: Conversa com Ondjaki e Marta Bernardes
17.30: Conversa com Alice Sant’Anna
17.40: Conversa com Andrea Cote Botero

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem