Philips S9000

Matosinhos lança plataforma de monitorização de gatos de rua

Matosinhos lança plataforma de monitorização de gatos de rua

A Câmara Municipal de Matosinhos acaba de apresentar uma plataforma informática que descreve como “única no país” e que facilita o processo de registo das colónias dos chamados “gatos de rua” e dos animais que integram cada uma delas. No entanto, além desta valência, a plataforma do programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) permite, também, segundo explica a autarquia, o “acesso à informação e a partilha de dados em tempo real, a atualização automática dos animais registados e o ponto de situação em que se encontra cada colónia”.

Para acederem a este novo instrumento, as quatro associações de defesa animal com trabalho desenvolvido já nesta área – Associação Animais de Rua, Causas de Caudas, MIACIS – Proteção Integração Animal e Midas, com as quais a câmara estabeleceu um protocolo de cooperação, irão receber a formação necessária para que possam registar e monitorizar todo o trabalho que está a ser desenvolvido, em parceria com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos (CROAM).

No comunicado enviado à VIVA!, a Câmara Municipal de Matosinhos reforça que o  programa CED incide no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina existente, nomeadamente os espécimes que sejam portadores de doenças transmissíveis. “Os restantes são devolvidos à rua após esterilização, garantindo, deste modo, o equilíbrio ecológico das áreas de origem, nomeadamente o controlo de roedores”, lê-se.

A autarquia adianta, ainda, que até ao passado mês de setembro foram intervencionadas 57 colónias de gatos e esterilizados 372 animais (162 machos e 210 fêmeas), sendo que, além desses, 397 aguardam a intervenção no âmbito deste programa.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef