PUB
Recheio 2024 Institucional

Matosinhos: já foram pedidos mais de 600 passes “Estudante-Maré”

Matosinhos: já foram pedidos mais de 600 passes

O vereador dos Transportes e da Mobilidade de Matosinhos anunciou esta terça-feira terem sido já solicitados mais de 600 passes “Estudante-Maré”, título gratuito, destinado a alunos com idade igual ou superior a 13 anos matriculados nas escolas do concelho.

O balanço foi feito durante a reunião pública do executivo municipal. Segundo explicou José Pedro Rodrigues, estes pedidos têm vindo a ser feitos desde 26 de agosto no site https://maredematosinhos.pt/passe-estudante-mare/.

“Acredito que esta medida terá um impacto social muito significativo para as famílias”, afirmou o vereador, citado pelo Jornal de Notícias.

De recordar que a Câmara Municipal de Matosinhos prevê, com esta medida, garantir transporte gratuito a cerca de nove mil alunos com idade igual ou superior a 13 anos matriculados nas suas escolas.

Este passe é válido por 12 meses, quer no período escolar quer nas férias, e garante o acesso ilimitado a todas as linhas da operadora de transportes públicos do concelho, a ViaMove.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A autarquia pretende assim fomentar uma maior utilização dos transportes públicos junto dos jovens e familiares, bem como “contribuir para a diminuição da utilização do transporte individual nas deslocações entre casa e escola, para a introdução de novos hábitos e para a diminuição do custo das famílias”.

A medida deverá ainda diminuir os constrangimentos de trânsito e melhorar a qualidade de vida das populações.

De referir ainda que a introdução deste passe visa complementar a entrada em vigor na Área Metropolitana do Porto da gratuidade dos passes Andante para os jovens com menos de 13 anos.

O custo estimado do “Estudante-Maré” é de 1,5 milhões de euros por ano, sendo que a autarquia assegura até 500 mil euros deste investimento e a operadora ViaMove o restante.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem