PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Matosinhos investe na requalificação de novas escolas

Matosinhos investe na requalificação de novas escolas
Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos lançou, terça-feira, a primeira pedra para as obras em duas escolas do ensino básico. O investimento de quatro milhões de euros está inserido na requalificação e ampliação do parque escolar do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O autarca lançou, simbolicamente, as obras de requalificação das escolas da Igreja velha, em S. Mamede de infesta, e Passos Manuel, em Guifões, que somam um total de 600 alunos e para as quais está previsto um investimento de quatro milhões de euros. “É o arranque final da requalificação do parque escolar. Falta apenas uma escola – Cruz de Pau – cuja primeira pedra espero lançar brevemente. É o encerramento de um ciclo”, disse o autarca, garantindo que tudo “ficará feito dentro de um ano” e que o concelho “ficará servido com escolas em excelentes condições”, dotado de um parque escolar “requalificado”.
Destacando que aquilo que é responsabilidade da Câmara ficará concluído, Guilherme Pinto critica a administração central por não fazer as intervenções necessárias nas escolas secundárias, cuja tutela não cabe à autarquia. “Temos três escolas secundárias a precisar de manutenção urgente. É dramática a situação no Padrão da Légua, Augusto Gomes e Leça da Palmeira. É apenas incompetência da administração central”, criticou.
De acordo com a informação divulgada pela autarquia, a Escola Básica da Igreja Velha “dará resposta às necessidades educativas de, aproximadamente, 250 crianças e irá integrar a educação pré-escolar e o ensino básico do 1.º ciclo, dispondo de duas salas de atividades para o jardim-de-infância e oito salas de aula para o 1.º ciclo”.
“O projeto tem como princípio a remodelação e ampliação do edifício existente e a sua requalificação prevê o encerramento da EB da Asprela, equipamento que se situa muito perto da EB da Igreja Velha”, acrescentou o autarca.
Sobre a Escola Básica Passos Manuel, a autarquia explica que esta fica localizada dentro dos limites de outra escola – a EB Irmãos Passos – e que o “projeto prevê uma escola com 12 salas de aulas com funcionamento autónomo, partilhando apenas com a existente os acessos e a cozinha”. “Este equipamento não prevê instalações para o pré-escolar, porque após a construção da nova escola, as instalações da atual EB Passos Manuel vão ser adaptadas para jardim-de-infância, criando uma valência de três novas salas de pré-escolar”, refere.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz