Bairro Feliz - PD

Matosinhos inaugura exposição que conta as memórias da Rua Brito Capelo

Matosinhos inaugura exposição que conta as memórias da Rua Brito Capelo

“No século XIX era parte de um deserto, conforme se vê numa pintura de José Resende, datada de 1886”, escreve a Câmara Municipal de Matosinhos em comunicado, salientando que, a partir do início do século XX, a Rua Brito Capelo, antes designada Rua do Juncal de Cima, “viria a transformar-se no eixo estruturante” da cidade, acolhendo “o comércio e a indústria, os cafés e os hotéis, o carro americano, o comboio, o metro, a biblioteca ou os paços do concelho”.

As imagens que o documentam compõem a exposição “Brito Capelo: memória(s) de uma rua”, que será inaugurada este sábado, 13 de abril, “a céu aberto e nos mesmos locais por onde a história de Matosinhos transcorreu”.

Comissariada pelo historiador Joel Cleto, a inauguração será assinalada, às 10h30, com uma visita guiada pelas memórias da Brito Capelo, onde os participantes, com os seus telemóveis e auriculares, através de uma frequência de rádio, poderão ouvir as histórias que Joel Cleto narrará. O início do passeio está marcado para o cruzamento com a Rua Sousa Aroso.

A exposição, composta por reproduções de pinturas, cartas e fotografias do Arquivo Municipal, poderá ser visitada entre a rotunda da anémona (a Praça Cidade do Salvador) e o Mercado Municipal de Matosinhos.

“Brito Capelo: memória(s) de uma rua” integra o programa Primavera em Matosinhos, a decorrer desde 30 de março, em colaboração com a Associação Empresarial do Concelho e que inclui desde ilustração de montras, animação das ruas e workshops a um concurso de montras dedicado ao Dia da Mãe e prémios para os clientes.

(Foto: Jorge Marmelo)

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes