CIN - Branco Perfeito

Matosinhos homenageia Vítor Oliveira e Joel Cleto

Matosinhos homenageia Vítor Oliveira e Joel Cleto

Esta terça-feira, 11 de junho, feriado municipal do Senhor de Matosinhos, a autarquia matosinhense vai atribuir a Medalha de Mérito Desportivo ao treinador Vítor Oliveira e a Medalha de Mérito Dourada ao historiador Joel Cleto.

A cerimónia está marcada para as 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a sessão de apresentação da terceira edição do livro “Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património”, de Joel Cleto.

Nascido em Matosinhos a 17 de novembro de 1953, Vítor Oliveira foi futebolista, entre outros clubes, do Leixões SC, em cuja equipa principal se estreou num jogo contra o SL Benfica, em 1972. Aos 31 anos iniciou a carreira de treinador no Portimonense SC, iniciando um percurso marcado por recorde de subidas de divisão. Sob o seu comando, onze equipas passaram para o escalão principal do futebol português: Paços de Ferreira, Académica de Coimbra, União de Leiria, Os Belenenses, Leixões, Arouca, Moreirense, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Portimonense, aponta a Câmara Municipal de Matosinhos.

Já Joel Cleto nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi funcionário da Câmara Municipal de Matosinhos entre 1987 e 2014, desempenhando o cargo de Chefe da Divisão da Cultura e Museus. Dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História, o Arquivo Histórico Fotográfico e a Rede de Museus de Matosinhos. É apresentador do programa “Caminhos da História”, do Porto Canal, e divulgador da história e do património do país e da região.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem