
A Rua Roberto Ivens, em Matosinhos, dispõe de um mural, pintado pelo conceituado artista Mr. Dheo, de homenagem à “resiliência” do povo ucraniano e ao seu “exemplo de resistência” e “amor incondicional à pátria”.
Na imagem, são bem visíveis os destroços provocados pela guerra na Ucrânia e um homem, em grande destaque, que carrega o símbolo da paz.
Intitulada “Freedom fighter”, em português “Lutador pela liberdade”, a obra retrata a “coragem ímpar vinda de quem não teve outro caminho senão ficar e defender o que é seu”.
“A guerra. Milhares de vidas que se perdem todos os dias. Ou que nunca mais voltarão a ser as mesmas. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos, numa tristeza angustiante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que lhe espera do outro lado”, escreve Mr. Dheo, na publicação de lançamento do trabalho, divulgada nas suas redes sociais.
Para o artista, não há ação política que justifique o “ataque a alvos civis inocentes” e, por isso, quis prestar esta homenagem ao povo ucraniano, num claro apelo aos “valores humanos” e à paz.
“Esta é a minha homenagem a todos os que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo a quem continua no terreno a desafiar o destino. À união de um povo, à defesa da sua honra e à sua resiliência em prol da bandeira”, concluiu.
De referir que o mural pintado por Mr. Dheo foi apadrinhado pela Câmara Municipal de Matosinhos, que se disponibilizou a encontrar o espaço e a contactar empresas para ajudarem a tornar o projeto possível.
Fotografia: facebook Mr Dheo