PUB
Recheio 2024 Profissional

Matosinhos debate reativação da linha de Leixões

Matosinhos debate reativação da linha de Leixões

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Câmara Municipal de Matosinhos e a associação Comboios XXI promovem esta sexta-feira, pelas 18 horas, um debate sobre a necessidade de reativar a linha ferroviária de Leixões para o transporte de passageiros.

A discussão da medida, várias vezes reclamada pela autarquia, juntará no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca o vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, os arquitetos Jorge Pereira e Nuno Gomes Lopes, e o maquinista António Alves.
“Linhas de Leixões para todos – pela reativação da linha de cintura do Porto” pretende iniciar uma discussão pública sobre a possibilidade de concertar esforços entre os cinco municípios beneficiados pela reabertura da linha ao serviço de passageiros, analisando as necessidades de investimento e o desenho que melhor servirá as populações.
O serviço ferroviário de passageiros na Linha de Leixões foi interrompido em 1966 e reinaugurado em maio de 2009, mas apenas entre Ermesinde e Leça do Balio (10,6 kms), passando por S. Gemil, Pedrouços e Leça do Balio (num percurso de 16 minutos). Acabou, por isso, por ser novamente interrompido por falta de procura, apesar de estimativas da CP/Refer apontarem para que, utilizando a totalidade do percurso (19 kms), a linha serviria 2,9 milhões de passageiros/ano, com 2 comboio/hora.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem