PUB
Recheio 2024 Profissional

Matosinhos comemora hoje 500 anos da atribuição do Foral

Matosinhos comemora hoje 500 anos da atribuição do Foral
Foral manuelino será exibido esta terça-feira pela primeira vez numa exposição que reúne outros 14 tesouros da história do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As comemorações têm início, pelas 18h00, com a inauguração da exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos”, onde o foral manuelino que marcou a certidão de nascimento do concelho vai ser presente ao público pela primeira vez. Até fevereiro, a exposição irá permitir a cada visitante fazer uma viagem no tempo e um passeio pela história.
Algumas visitas guiadas, coordenadas pelo historiador Joel Cleto, permitirão conhecer marcos históricos e curiosidades do município. Desde os tempos da ocupação paleolítica, até ao tempo dos marinheiros e dos piratas, passando pela importância do Porto de Leixões e a industrialização que conduziu a uma das maiores intervenções urbanísticas realizadas em cidades portuguesas, para terminar na arquitetura contemporânea e, incontornavelmente, em nomes como Siza Vieira.
A exposição apresentará também uma galeria com a evocação de 15 personalidades relacionadas com Matosinhos. Entre eles estão o Balio de Leça, Frei Vasques Pimentel; João Rodrigues de Sá, responsável pelas galés de corsários que libertaram Lisboa do Cerco de 1384; Gonçalves Zarco, que descobriu a ilha da Madeira; Passos Manuel, político do século XIX; Florbela Espanca e Guilhermina Suggia; Abel Salazar, Padre Grilo e Irene Vilar. Cada uma destas personalidades será evocada através de um pequeno texto biográfico e um objeto relacionado com o representado.
A partir das 21h, muitas destas figuras vão ser invocadas no Teatro de Rua que vai tomar conta das ruas de Matosinhos, entre os Paços do Concelho e o Cine Teatro Constantino Nery.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile